terça-feira, 22 de maio de 2018

Velódromo de São Paulo

Rua da Consolação entre as ruas Martinho Prado e Olinda, onde é hoje a rua Nestor Pestana.


Velódromo de São Paulo ou (Velódromo Paulistano), o segundo campo e o primeiro estádio de futebol da história do Brasil.
Construído entre 1891 a 1892, mas só inaugurado oficialmente em 21 de junho de 1896 (para ciclismo)
18 de outubro de 1901 (para futebol) quando foi remodelado pela primeira vez e novamente remodelado em 1905 e novamente em 1910 quando foi expandido.
Propriedade do Veloce Club Olimpic Paulista, em 1900, o Club Athlético Paulistano surgiu e fez sua sede no Velódromo, adaptando o local que fora construído para abrigar competições de ciclismo por Antônio da Silva Prado, primeiro prefeito da Capital, e fã de esportes e um dos fundadores do clube.
18 de outubro de 1901, enfim foi inaugurado o campo, com um empate por 1 a 1 entre as seleções paulista e carioca.
Tinha dois conjuntos de arquibancadas cobertas com capacidade para mil pessoas cada uma, e os demais torcedores ficavam em pé, surgindo ai o termo "Gerais" pois o ingresso era mais barato.
Depois da adaptação do Velódromo para o futebol surgiram dois outros Campos, do Germania no Parque Antártica e o do  São Paulo Athletic na Consolação, mas eram raramente utilizados preferindo sempre o Velódromo.
Com o falecimento de Dona Veridiana da Silva Prado, seus herdeiros foram pressionados pela especulação imobiliária que transformaria a cidade nas décadas seguintes e venderam o local para o Banco Italiano.
Em 1913, a Liga Paulista de Foot-Ball, por questões financeiras transfere as partidas do recém criado Campeonato Paulista de futebol para o Parque Antártica onde o aluguel era mais barato.
Uma curiosidade nesse campeonato de 1913 o Paulistano faria sua estreia contra o time do Americano mas se apresentou no Velódromo e não no Parque Antártica, teve seus pontos tirados pela LPF, motivando sua saida da liga e a fundação  da Associação Paulista de Esportes Atléticos(APEA).
A ultima partida no estádio ocorreu em 7 de novembro de 1915, uma vitória da seleção paulista sobre a seleção carioca por 8 a 0.
Ainda no ano de 1915 o estadio começa a ser demolido para a abertura da Rua Nestor Pestana.
As arquibancadas do Velódromo foram levadas para a Chácara da Floresta (o primeiro campo de futebol da cidade), um pequeno estadio que existe ate hoje remodelado dentro do Clube de Regatas Tiete.
No estádio havia uma placa em que se lia “É expressamente proibido vaiar”, Essa proibição tinha a ver com os valores morais da época, em que a vaia era considerada indelicada. “Se uma pessoa vaiava, logo um torcedor do próprio time desaprovava e um torcedor do outro time também olhava estranho, com espanto”, explicou o jornalista Orlando Duarte, em 2016.
Em 1919 a Sociedade de Cultura Artística adquiriu o terreno do antigo Velódromo para a construção de sua sede própria, que só seria construída na década de 1950, fundando ali o Teatro Cultura Artística.
fonte wikipedia.
foto: Futebolecialtda website Bikemagazine oGol



Nenhum comentário:

Postar um comentário