quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Parque Edu Chaves



Situado às margem do Rio Cabuçu de Cima, e da Rodovia Fernão Dias  divisa com o município de Guarulhos.
Essas terras, herdadas pelo descendente de abastados fazendeiros de café, Eduardo Pacheco Chaves, conhecido como Edu Chaves, como e uma região totalmente plana, ele instalou uma pista de avião utilizada para suas aventuras e para a primeira escola de aviação no país.
Por ser área de várzea, do Rio Cabuçu apresentava a ocorrência de enchentes na época de chuvas, o que obrigou Pacheco Chaves a transferir sua escola e campo de pouso e hangares para o vizinho bairro do Jaçanã na área hoje ocupada pelas instalações da Aliança Metalúrgica, na avenida Luis Stamatis.
Edu Chaves vendeu as terras por um valor inferior ao de mercado no final dos anos 1920, com  duas exigência que:  
 que a construtora fizesse obras para acabar com os problemas dos alagamentos nas épocas das chuvas, e que o novo bairro recebesse seu nome, mas somente em em 1953 é que a Sociedade Comercial e Construtora fez o loteamento, com cerca de 1 500 casinhas.
O loteamento do Parque Edu Chaves foi inspirado 
na Praça Charles de Gaulle, onde está localizado o Arco do Triunfo, em Paris na França.
Está localizado a 11 km do marco zero da cidade, na Praça da Sé, e possui uma praça redonda, onde está a paróquia Nossa Senhora Aparecida, e de onde partem alamedas em círculos e vias radiais. 
A maior parte das ruas que partem da Praça Comandante Eduardo de Oliveira tem nomes de militares, em homenagem aos primeiros moradores que pertenciam à Força Pública de São Paulo, antiga Polícia Militar.
Uma de suas ruas mais importantes homenageia o Aviador francês 
Roland Garros, que apesar de ser conhecido pelo torneio internacional de Tênis que leva seu nome foi pioneiro da aviação francesa e um às da aviação que cruzou o Canal da Mancha em 1910, e venceu o premio do Governo do Estado de São Paulo ao primeiro aviador que conseguisse fazer o percurso São Paulo/Santos/São Paulo em 1912.
Fonte: Wikipedia G1.
Fotos: G1 
vejasp. prefeitura.sp








Nenhum comentário:

Postar um comentário