sexta-feira, 11 de junho de 2021

 Lassale


O automóvel mais luxuoso fabricado no Brasil, montados pela Ita Motores e Montadora de Veículos Ltda., de Itaquaquecetuba (SP).

Apresentado pela primeira vez em 1987, durante a V Brasil Transpo. pela Park Motors Projetos Automotivos, de Nova Iguaçu (RJ). 

Construído em plástico reforçado com fibra de vidro a partir dos moldes da carroceria do Equus, o veículo era montado sobre chassi tubular projetado pela LHM. Utilizava todos os componentes mecânicos do Chevrolet Opala 4.1, do qual mantinha a mesma largura, porém com distância entre eixos 30 cm menor.

Lançado em duas versões: Box, com aerofólio sobre o porta-malas, e Digital, com o pneu de reserva embutido na tampa traseira, ao estilo do Lincoln Continental, com duas opções de capota: conversível de lona e teto rígido desmontável de fibra de vidro.

Em tecnologia o Lassale, por possuir muitos equipamentos raros estava a frente de todos, até para os dias atuais: painel digital, regulagem do tom da buzina e sistema eletrônico de regulagem da intensidade dos faróis, estofamento de couro, abertura remota do capô e do porta-malas e vidros verdes com acionamento elétrico, havia também detalhes extremamente luxuosos: rodas raiadas douradas, cigarreira e emblemas banhados em ouro e placa de identificação com o nome do comprador.

Park Motors Projetos Automotivos, pretendia entregar 10 carros por mês, mais seis meses depois de iniciar a produção, e acusada de não entregar os carros vendidos, transferiu os direitos de produção para outra empresa, a Ita Motores e Montadora de Veículos Ltda., de Itaquaquecetuba (SP).

A ITA fez algumas alterações no carro: aboliu o modelo Box, eliminou excessos (rodas raiadas e peças douradas), melhorou o acabamento e retocou o estilo, conseguindo solucionar os principais erros de design.

O Lassale foi relançado com o mesmo nome, em três versões (teto rígido, conversível e com duas capotas), mas mal conseguiu chegar à década seguinte. 

Mais uma tentativa de lançar um veiculo nacional, e como sempre derrotados pelo lobby e burocracias.

fontes: lexicarbrasil. wikipedia
fotos: Crônicas Automotoras:
lexicarbrasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário