sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

 Tomie Ohtake

Tomie Nakakubo,  essa paulistana por adoção, nasceu em Kyoto, no Japão, dia 21 de novembro de 1913, onde fez seus estudos, naturalizou-se brasileira em 1968.

Em 1936 chegou ao Brasil para visitar um de seus cinco irmãos. Impedida de voltar, devido ao início da Guerra do Pacífico, acabou ficando no país. 

Casou-se,  com Ushio Ohtake, engenheiro agrônomo, criou seus dois filhos, Ruy e Ricardo e residia no bairro da, Mooca na capital paulista, com quase 40 anos começou a pintar incentivada pelo artista japonês Keiya, ou Keisuke  Sugano. 




Em 1053  integrou o Grupo Seibi, e passou um certo tempo produzindo obras no contexto da arte figurativa, mas a artista definiu-se pelo abstracionismo, a partir dos anos 1970, passou a trabalhar com serigrafia e litogravura  e gravura em metal.
Premiada na maioria dos salões nacionais e regionais, que participou nos anos anos 50 e 60, recebeu o Prêmio Panorama da Pintura Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo.




Participou de 20 Bienais Internacionais:  Bienal de Veneza, Tóquio, Havana, Cuenca, entre outras além das 6 vezes que participou da Bienal de São Paulo uma das quais recebeu o Prêmio Itamaraty.

Participou ainda de mais de 120 exposições individuais, em São Paulo e outras vinte capitais brasileiras, e Nova York, Washington DC, Miami, Tóquio, Roma, Milão, e outras, e ainda quase quatro centenas de coletivas, entre Brasil e exterior, tendo recebido 28 prêmios.  

A obra de Tomie na pintura, gravura e na escultura, marcante sua produção as mais de 30 obras públicas na paisagem em cidades brasileiras como: 
São Paulo (Av. 23 de Maio, 1988.
Anhangabaú, 1984.

Cidade Universitária, 1994, 1997 e 1999; 


Auditório Ibirapuera, 2004; 
Auditório do Memorial da América Latina, 1988; 

Av Paulista. 2015



Teatro Pedro II em Ribeirão Preto, 1996;

Santos 
inaugurada em 2008 pelo Príncipe Naruhito do Japão



 Monumento ao Trabalhador, Santo André.
 

E ouras em, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Araxá e Ipatinga.

Infelizmente faleceu no dia 12 de fevereiro de 2015, aos 101 anos e meio, no Hospital Sírio-Libanês, em decorrência de choque séptico causado por uma broncopneumonia

Pela sua carreira consagrada, Tomie Ohtake é considerada a “dama das artes plásticas brasileira”.




Fontes: institutotomieohtake wikipedia xpecialdesign.
Fotos: educação Uol 
nelsonkon 
casaclaudia. 
tripadvisor 
Jornal Mundo Lusíada wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário