quarta-feira, 16 de novembro de 2022
segunda-feira, 7 de novembro de 2022
Avenida Tiradentes
Luz, Bom Retiro e Ponte Pequena
Aberta no inicio dos anos 1900, pelo Primeiro Prefeito de São Paulo, Antônio da Silva Prado, o Conselheiro Antônio Prado, filho de Dona Veridiana Valeria da Silva Prado.
Oficializada pelo ATO nº: 972 de 24/08/1916
E o prolongamento da via pelo Ato nº 844 de 01 de janeiro de 1935.![]() |
Mosteiro da LUZ da Ordem das Irmãs Concepcionistas. |
![]() |
Igreja de São Cristovão; |
![]() |
Presidio Tiradentes, já demolido, onde estiveram presos, o Escritor Monteiro Lobato e a ex presidente Dilma. ![]() Monumento a Ramos de Azevedo |
![]() |
Durante alguns anos foi palco do Carnaval com desfile de Blocos e Escolas de Samba |
![]() |
Batalhão Tobias de Aguiar (ROTA) |
terça-feira, 25 de outubro de 2022
Avenida Itaquera
Itaquera
A denominação "Itaquera" é uma referência, ao "Rio Itaquera", localizado naquela área da cidade.
Seguindo o antigo traçado da "Estrada de Itaquera", que já existia no inicio do século XIX e foi reconhecida oficialmente em 1927.
Através da Lei nº 5.292 de 12/07/1957, ateve sua denominação alterada para "Avenida".
Esse nome com o passar dos tempos passou a identificar não só o bairro mais todo o seu entorno.
O nome de origem tupi, significa "pedra dormente".de itá (pedra)+ ker (dormente)+ -a,
Começa na Avenida Rio das Pedras (no bairro do Carrão) e termina na Rua Flores do Piauí (em Itaquera).
O Decreto 15.635, de 17 de janeiro de 1979 confirma essa denominação, e institui a lista de denominações oficiais do município e atualiza a grafia.
Fontes: pmsp
Fotos;foursquare.com Gazeta do Tatuapé Google
segunda-feira, 12 de setembro de 2022
Primeiro congestionamento de São Paulo
sábado, 5 de fevereiro de 2022
Monumento a Ramos de Azevedo
Para angariar fundos para construção, abriu-se um fundo para o recolhimento de doações, conseguindo o valor de 1005 contos de réis, quantia muito grande para a época.
Na construção do pedestal e das fileiras de colunas dóricas, utilizou-se granito.
A fundição dos grupos escultóricos em bronze, ficou a cargo de Giuseppe Rebellato.
Giuseppe Rebellato, na época, era o artista fundidor mais capacitado do país para realizar o trabalho de fundição das peças de bronze da obra.
A construção foi provavelmente inteira realizada nas oficinas do Liceu de Artes e Ofícios.
O Monumento Ramos de Azevedo possui peso de 22 toneladas, sua base tem 15,5m de comprimento, 13m de largura e 5,6m de altura, a altura total, com o cavalo alado, chega em 23,7m.
Após seis anos de construção, o monumento foi inaugurado em 25 de janeiro de 1934, no aniversário da cidade.
No discurso de inauguração o professor Luís Inácio de Anhaia Melo, que resumiu da seguinte maneira a importância do arquiteto:
“ | Ramos de Azevedo foi o centro em torno do qual gravitou o renascimento arquitetônico da cidade de São Paulo. | ” |
terça-feira, 11 de janeiro de 2022
Avenida Indianópolis
Moema
O Engenheiro Fernando Arens Júnior, um dos fundadores das cidades de Artur Nogueira no interior do estado e Mangangá no litoral. em 1.915. vendeu suas terras em Mongaguá (litoral sul de São Paulo), obtidas de índios da região, e comprou terrenos onde hoje está os bairros de Indianópolis e Moema, e em reconhecimento, colocou nomes de diferentes povos em metade das ruas.
Na outra parte, optou por pássaros, por causa da mata atlântica, foi essa a área que se verticalizou primeiro, com a inauguração do Shopping Ibirapuera, na avenida homônima, em 1.976.
DFVasconcelos |
DFVasconcelos |
sábado, 8 de janeiro de 2022
As casas suspensas da Rua Genebra
POR ALEXANDRE GIESBRECHT · 07/03/2014
A Rua Genebra, na pontinha do Bixiga, não leva esse nome em homenagem à segunda cidade mais populosa da Suíça. Seu nome é, na verdade, uma homenagem a Dona Genebra de Barros Leite (1783—1836), esposa do Brigadeiro Luís Antônio de Souza. A honraria foi planejada pela nora de Dona Genebra, Dona Francisca de Paula Souza e Melo, a Baronesa de Limeira. Seu marido, Vicente de Souza Queirós, o Barão de Limeira, era um dos três filhos do Brigadeiro, e o único que não foi homenageado com nome de rua naquele bairro: suas irmãs, Maria Paula e Francisca Miquelina, também são homenageadas em ruas que fazem esquina com a Rua Genebra.
A esquina das ruas Genebra e Maria Paula nem sempre foi como é hoje. Até 1954, era como se existissem duas “Ruas Genebra”: uma entre as ruas Aguiar de Barros e a Maria Paula (a parte “de cima”) e outra entre as ruas Maria Paula e Santo Amaro (a parte “de baixo”). A parte de cima terminava na altura da Maria Paula, mas num íngreme barranco de alguns metros de altura. Por causa disso, a parte de baixo era um local mais movimentado e procurado para estabelecimentos comerciais, também pela proximidade ao eterno “futuro Paço Municipal”. O local era chamado de “ponto de grande futuro” em diversos anúncios de imóveis em 1949.
O desnível entre os dois pedaços da rua começou a chamar a atenção especialmente no fim dos anos 1940, com a urbanização da Rua Maria Paula (que chegou a ser chamada de Avenida Maria Paula ou Avenida de Irradiação nessa época). É possível que a construção do Condomínio Planalto, em 1953, ocupando o terreno no lado ímpar da Rua Maria Paula entre as ruas Genebra e Santo Amaro, tenha sido também um fator para destacar a situação.
“Outra via que se encontra em condições ainda piores é a Rua Genebra. Essa artéria de feição pouco elegante apresenta dois níveis. A parte de baixo está em ordem. Entrementes, a de cima é aberta com perigoso barranco e escorregadia escadinha, constituindo sério perigo aos transeuntes. Poderia a Prefeitura mandar construir escada segura na Rua Genebra.” Folha da Manhã, 23 de abril de 1948, página 2
A Prefeitura acabaria optando por outra solução: escavar a Rua Genebra, transformando-a numa descida. A terraplanagem não foi simples e levou vários meses para ser concluída, conforme relatava a Folha da Manhã em 14 de fevereiro de 1954, “devido ao lençol de água superficial ali existente e aos encanamentos de serviços públicos, tais como água, esgotos, luz e telefone, que precisaram ser alterados em seus percursos. A obra resolveu o problema, fazendo com que o ponto de encontro das duas ruas ficasse na mesma altura.
Entretanto, isso teve um preço para alguns dos moradores. As casas da foto que abre este artigo ficam a poucos metros da esquina com a Maria Paula, então passaram a ficar acima do novo nível da rua. Sendo elas provavelmente as únicas nesse trecho que são remanescentes da época da terraplanagem, são também as únicas que precisam de escadas para que suas portas sejam alcançadas.