Avenida Indianópolis
Moema
Aberta entre 1913 e 1915 pela Cia. Territorial Paulista e tornada público através de doação à Municipalidade conforme escritura lavrada no dia 03 de Abril de 1933 nas notas do 11º Tabelião desta Capital.
Em homenagem à filha do diretor da Cia. Territorial Paulista, Eng. Fernando Arens Júnior, foi batizada "Av. Araci";
Como ele gostava muito de nomes indígenas e de aves que, acabou sugerindo vários nomes para logradouros daquela região.
O Engenheiro Fernando Arens Júnior, um dos fundadores das cidades de Artur Nogueira no interior do estado e Mangangá no litoral. em 1.915. vendeu suas terras em Mongaguá (litoral sul de São Paulo), obtidas de índios da região, e comprou terrenos onde hoje está os bairros de Indianópolis e Moema, e em reconhecimento, colocou nomes de diferentes povos em metade das ruas.
Na outra parte, optou por pássaros, por causa da mata atlântica, foi essa a área que se verticalizou primeiro, com a inauguração do Shopping Ibirapuera, na avenida homônima, em 1.976.
No dia 18 de Agosto de 1933, através do Ato nº 505, ela foi denominada como "Av. Indianópolis".
Como o Eng. Fernando Arens Júnior, estudou nos E.U.A e quiseram homenagear a cidade de Indianápolis, capital do Estado de Indiana.
Mais nos Atos oficiais, por um descuido de um servidor, o nome foi grafado como Indianópolis, e não Indianápolis como seria o correto, e assim permaneceu.
Começa na Avenida Ibirapuera, e termina na Avenida Jabaquara. Fica entre as Ruas Pedro de Toledo e Avenida Açoce.
Fontes: dicionarioderuas.prefeitura.sp nogueirense wikipedia.
Fotos: saopauloantiga blogdogiesbrecht.spbairsro
DFVasconcelos |
DFVasconcelos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário