Relógios Públicos de Nichile
Criados pelo publicitário Octávio de Nichile e destinados a expor espaços de publicidade que eram instalados na estrutura do relógio(Pedestal), foram instalados em 6 pontos da Cidade de São Paulo, conforme descritos abaixo, e mais dois nas cidades de Santos e Guarujá.
Restou apenas um que esta na Praça Antônio Prado no centro de São Paulo, onde foi instalado em, 5 de abril de 1935, e tombado pelo seu valor histórico no ano de 1992.
O espaço destinado a publicidade e alugado ate hoje pelo proprietário, filho de Octávio, Mario Montini Nichile, que o herdou com o falecimento de seu pai em 1986.
Com a Lei Cidade Limpa de 2006 os anúncios tiveram que ser retirados, e Mario ficou sem ter como fazer a manutenção, como tinha sido acertada por seu pai quando conseguiu a concessão, mas depois de muita luta a Comissão de Preservação da Paisagem liberou a publicidade no relógio, considerando e ele e um "ponto de referencia" e patrimônio histórico.
Os seis relógios de Nichile da cidade de São Paulo, estavam instalados nos seguintes logradouros:
Estação Brás (então conhecida como "Estação do Norte")
Largo do Arouche
Largo São Bento
Praça Ramos de Azevedo
Praça da Sé
Praça Antônio Prado (então conhecida como "Largo do Rosário")
E nas cidades:
Guarujá - Praia das Pitangueiras
Santos - bairro do Gonzaga
Fontes: wikipedia folha.uol.com.
| ||
Estação Brás |
Praça da Sé |
Largo do Arouche |
Santos - bairro do Gonzaga |
Desses relógios restou apenas um localizado na Praça Antônio Prado no centro de São Paulo onde foi instalado em 1935que foi tombado pelo seu valor histórico no ano de 1992.os seis relógios de Nichile da cidade de São Paulo, alguns dos quais substituíam relógios da própria prefeitura, constavam:Largo do ArouchePraça da Sémapapokemongo
Infelizmente não consegui fotos dos relógios do Largo São Bento e nem da Praça Ramos de Azevedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário