Represa Billings
Sistema Rio Grande/Billings
Localizada entre os municípios de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Juntamente com o sistema Cantareira, o Sistema Rio Grande/Billings, são os maiores reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo.
Formada pelo rio Grande ou Jurubatuba e outros pequenos córregos.
Formada pelo rio Grande ou Jurubatuba e outros pequenos córregos.
Foi idealizada em 27 de março de 1925 pelo engenheiro Asa White Kenney Billings,(dai seu nome) funcionário da extinta Light, a represa tinha o objetivo de armazenar água para gerar energia elétrica para a usina hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão.
Inaugurada em 1927, e em 1940 recebeu acréscimo das águas dos Rios Tiete e Pinheiros através das usinas elevatórias da Traição e Pedreira.
O crescimento populacional e industrial da Grande São Paulo sem planejamento causou grandes problemas ambientais principalmente nos anos 1950, 1970 e a represa tem ate hoje trechos poluídos com esgotos domésticos e industrial e também com metais pesados, por esse motivo somente os braços Taquecetuba e Riacho Grande são utilizados para abastecimento de água potável para as cidades de São Paulo, São Bernardo, Diadema e Santo André.
Tilápias, lambaris, carpas húngaras e traíras, entre outras espécies de peixes são encontradas, e a .pesca amadora é muito praticada.
Capacidade: 995 milhões de m³, Total da Represa Billings, incluindo o braço do Rio Grande.
Capacidade: 995 milhões de m³, Total da Represa Billings, incluindo o braço do Rio Grande.
Área alagada: 106,6 km².
fonte: wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário