quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Cambuci 


Desde o século 16, época em que a capital paulista ainda se chamava São Paulo de Piratininga, o bairro dividia a cidade e a zona rural.

O Cambuci era a entrada da cidade para quem subia a serra e passava pelo Córrego do Lavapés, que tem este nome justamente por ser, na época, onde se lavava os pés e se descansava por algum tempo, dando comida e água aos animais de carga, antes de entrar na área urbana.
A origem do nome do bairro Cambuci tem duas possíveis versões, uma delas diz que o nome veio do tupi-guarani "cambuci" que significa "pote", e outra  devido à fruta homônima, um componente da Mata Atlântica, cobertura vegetal original da região, e desta árvore, era extraída pelos moradores um fruto chamado "cambricique" utilizado na fabricação de pinga na época.

Para se chegar a São Paulo de Piratininga, a região de Cambuci era utilizada como trilha quando se deixava o Caminho do Mar vindo da cidade de Santos, e ai se formou um pequeno comércio com algumas chácaras, sítios e fazendas, a partir de 1850.

No inicio dos anos 1870 Dona Eulália Assunção e Silva mandou construir a Capela Nossa Senhora de Lourdes no mesmo estilo da gruta localizada na França em Lourdes, que existe ate hoje ao lado da Igreja da Gloria, gerando crescimento na região que fez surgir o bairro no ano de 1906.

Tendo surgido a partir de uma grande chácara, o bairro começou a se desenvolver com a criação do Museu do Ipiranga. 

A riqueza gerada pela produção do café, que teve seu auge por volta de 1870, atraiu muitos imigrantes, principalmente italianos,sírios e libaneses. 

Estes logo arranjaram emprego nas diversas fábricas construídas na região, cem anos depois, o bairro perde a característica fabril, pois a maioria das indústrias se transferiram para áreas afastadas, na região metropolitana.

Mudando suas características, o bairro passa a concentrar grande variedade de comércios no eixo do Largo do Cambuci e Avenida Lins de Vasconcelos.

Considerado por muitos como o berço do "Anarquismo" por ter sido palco de muitas manifestações de operários, e teve também participação na Revolta Paulista de 1924 quando da ocupação de rebeldes na Igreja da Glória liderada pelo general Isidoro Dias Lopes pela sua localização no ponto mais alto da região, durante 23 dias, os operários tomaram aquele espaço e enfrentaram as tropas legalistas para que, assim, tivessem a queda do presidente Artur Bernardes, sendo então um dos palcos mais ativos da revolução juntamente com o Brás e a Moóca.

O pintor Alfredo Volpi, foi o mais ilustre de seus moradores

fonte: wikipedia
fotos: Peter Louiz Erico Reale Galindo Pinterest danbrazil. Iba Mendes

Igreja da Gloria  no alto e Rio Tamanduateí antes da retificação. 1910

Fachada do Quartel do Terceiro Batalhão da Força Pública de São Paulo,  Rua José Bento, no Cambuci,
destaque Carlos Guimarães e Eloy Chaves, em 1914
1935



Década de 40 - Cine Cambucy na rua Clímaco Barbosa

Igreja da Gloria com a Capela de Nossa Senhora de Lourdes 

Vista do Hospital da Cruz Azul.

Largo do Cambuci 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário