sábado, 2 de setembro de 2017

Lauzane Paulista


Por volta de 1870, um casal se estabeleceu naquelas terras - o francês Pedro Gabone e a italiana Francisca Bocaccio, e uma outra família de origem italiana, Vicente Gabriel e Joana Pinheiro Gabriel, foram as primeiras,a povoar a área.
Em 1917 o suíço Alberto Savoy, nascido na cidade de Lausanne, comprou um grande sítio de 65 alqueires, mais em 1924, a vendeu para Francisco Amaro e Cia, como eram muito amigos, Francisco Amaro, resolveu homenagear a família Savoy, denominou a área de terra adquirida com o nome de Lausanne, devido também ser a área muito montanhosa, semelhante a da cidade suíça. 
Essa área de terra foi vendida aos donos da Tecelagem São Carlos, Piero Roversi e José Gonçalves Carneiro, por coincidência Piero era de origem suíça que iniciaram o loteamento Lausanne Paulista.
Tramway da Cantareira, percorria o bairro por um ramal, o "Ramal dos Menezes", que terminava na pedreira junto ao atual Supermercado Bergamais, hoje, a R. Ramal dos Menezes, que corta o bairro, apresenta traçado idêntico ao traçado deste ramal, que engatava com a antiga Estrada de Ferro Cantareira, incorporada à E. F. Sorocabana.
Ate 1970 havia uma represa, oriunda de detonações de dinamite numa pedreira, de onde eram retiradas pedras para o calçamento da cidade, que anos depois tornou-se um lixão, até hoje é possível observar enormes pedras em sua borda.
Bairro predominantemente residencial e está próximo da Serra da Cantareira, seus moradores frequentemente dizem que moram em Santana, e os empreendimentos imobiliários do bairro são falsamente anunciados como "Lançamento em Santana", inclusive o Santana Parque Shopping inaugurado em 2007.
Na pesquisa feita pela revista Exame a Avenida do Guacá apresenta o metro quadrado mais caro da Zona Norte.
fonte: wikipedia
fotos: Pedu0303 Laciportbus



Inauguração da Praça de Esportes Alberto Savoy.
Em 1927 o 
 Sr. Alberto Savoy doa um terreno para o recém fundado  Lausanne Paulista FC. do qual o presidente Janio Quadros foi sócio, e em 1951  foi campeão de Futebol Amador de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário