segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Artur Alvim
Zona Leste



A região de Artur Alvim, na Zona Leste de São Paulo, carrega uma curiosa história de desenvolvimento diretamente ligada à malha ferroviária da cidade.


No ano de 1900, Artur Alvim era uma região com grandes chaçaras conhecido como Santa Tereza, em 1921 a Estrada de Ferro Central do Brasil resolve construir o Ramal São Paulo, e para isso determinou ao Chefe da Seção de Engenharia  para projetar e construir o ramal que cortava a região, que em sua homenagem ficou conhecida como Bairro do Engenheiro Artur Alvim.

No dia 19 de agosto de 1921 a estação foi inaugurada ainda sem cobertura e uma Escola Municipal foi construída nas redondezas e que também recebeu seu nome(hoje já não existe).

Artur Alvim na Administração de Herculano Velloso Ferreira Pena, no ano de 1921 idealizou e projetou a construção do chamado Ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil que cortava o bairro, e contribuiu para a construção da primeira escola municipal da região, antes a região, que até então era um amontoado de chácaras conhecido como Santa Teresa, desenvolveu-se a partir da vila surgida em torno da estação projetada por Alvim.

Graças a ferrovia um conglomerado de casas foi construída em seu redor e varias vilas se formaram como Santa Tereza, Campanela.

Em 1957 a administração da ferrovia passou para a Rede Ferroviária Federal o modal de cargas praticamente desativado a região ficou esquecida e só voltou a florescer com a chegada do Metro em 1987.

Outras duas vilas da região recebem o nome de Artur Alvim: Parque Artur Alvim e Jardim Artur Alvim, fazem parte do atual Distrito de Artur Alvim as já citadas e outras como: Cidade Antônio Estêvão de Carvalho(A.E.Carvalho), Conjunto Habitacional Padre José de Anchieta, Conjunto Residencial Padre Manuel da Nóbrega, Jardim Brasil, Jardim Cardoso, Jardim Coimbra, Jardim Marina, Jardim Nordeste, Jardim Olímpia, Jardim São João, Jardim São José e Vila Nhocuné. 

É atendido pela Linha 3 (vermelha) do Metrô de São Paulo pela Estação Artur Alvim

No passado, também foi atendido pela Linha 11 (coral) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos pela Estação Engenheiro Artur Alvim, cujas plataformas desativadas em 27 de Maio de 2000, com a inauguração do Expresso Leste, podem ser observadas até hoje.

Em 26 de maio de 2000, o trem parou pela última vez na estação Artur Alvim, e a outrora conhecida como Oitava Parada, saiu de cena.

fontes: SP In Foco wikipedia historiaspaulistanas
fotos: SP In Foco Estações Ferroviárias pinterest





1978

A parada de Artur Alvim em 22/9/1943. Acervo Douglas Nascimento
Primeira Igreja de Santa Luzia.(infelizmente não consegui a data)

As únicas casas em 1943.Acervo Douglas Nascimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário