domingo, 3 de setembro de 2017

Carrão

Distrito frequentemente chamado de "Vila Carrão"


Seu nome e uma homenagem a João da Silva Carrão, o "Conselheiro" Carrão, ex-presidente da Província de São Paulo.
Essas terras de acordo com alguns historiadores faziam parte da indefinida Sesmaria de João Ramalho, que ao longo dos anos passou pelas mãos de muitos proprietários e recebeu nomes como Tucuri, Bom Retiro e Chácara Carrão, aos poucos o cenário agrícola foi dando lugar ao progresso.
Iniciou-se de um antigo sítio à beira de uma trilha por onde iam e vinham os gentios da aldeia de Piratininga à de Biacica ou Imbiacica (hoje o distrito de Itaim PaulistaVila Curuçá e parte leste de Jardim Helena) e pelos bandeirantes em busca de ouro e índios para escravizar.
Fez parte do Tatuapé ate 1990 quando foi emancipado pela prefeita Luíza Erundina , curiosamente, isso fez que o distrito perdesse a estação de metrô, já que com essa nova divisão, a estação Carrão ficou no Tatuapé.
O Carrão é conhecido pela sua grande comunidade de nipo-brasileiros, a maioria oriunda da província de Okinawa
A  Associação Okinawa Vila Carrão, fundada em 1957, contava em 2011 com 3.000 associados, realizando anualmente Okinawa Festival no Clube Escola Vila Manchester, figura hoje como um dos maiores eventos promovidos pela colônia japonesa na cidade de São Paulo, fazendo parte do Calendário Oficial de Eventos do Município 
O carrão e dividido em sete bairros: Carrãozinho, Chácara Califórnia, Chácara Santo Antônio, Chácara Santo Estêvão, Vila CarrãoVila Nova Manchester, e Vila Santa Isabel.
Cemitério da Vila Formosa, o maior cemitério da América Latina e principal área verde do distrito na divisa com o Distrito da Vila Formosa..
fonte: wikipwdia
fotos: Raphael Igor portalnikkei Ademilar Prefeitura de São Paulo


1956 - Rua Xiririca na Vila Carrão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário