domingo, 3 de setembro de 2017

Pinheiros 

Alguns historiadores consideram como o mais antigo dos bairros de São Paulo.

A área fazia parte de uma enorme sesmaria  que se estende desde o Butantã até parte do Pacaembu doada por Martim Afonso de Sousa a Pero de Góis, em 1532, cujas terras se estendiam do Butantã à cabeceira do riacho Água Branca
Em 1584, essas terras passaram a pertencer a Fernão Dias Paes, responsável pela expulsão provisória dos jesuítas do local, pois como bandeirante não concordava com a postura jesuíta contra a escravização dos índios.
Após a chegada dos jesuítas ao planalto de Piratininga que originaria a cidade de São Paulo, um grupo indígena se instalou, por volta de 1560, às margens do rio Grande, posteriormente conhecido como rio Pinheiros no local hoje ocupado pelo largo de Pinheiros.
A origem do nome, ao contrario do que se imagina não se deve a existência de araucárias na região (embora existissem algumas)  e sim a fato dos índios tupi chamarem o rio de 
Pi-iêrê, que significa "derramado", em alusão ao transbordamento das águas que alagava as margens, e por corruptela, a palavra teria se transformado em Pinheiros.
Parte da aldeia ficava no atual Largo da Batata, que não era atingido pelas habituais inundações, essa região foi por muito tempo conhecida como Farrapos.
Conhecida como Aldeia dos Pinheiros, ficava isolada da vila paulistana devido à topografia da região, mas apesar disso era usada para passagem pelos bandeirantes e também por outros indígenas por ser um local onde as margens do rio se estreitava, facilitando a passagem, diversas pontes foram construídas e reconstruídas a partir de 1632 por causa das enchentes ate que em 1865 foi construída uma ponte de metal.
No inicio do seculo XVII foi aberta o "Caminho de Pinheiros" atualmente as ruas Butantã, Largo de Pinheiros, rua Cardeal Arcoverde e  Rua da Consolação, que ajudou no desenvolvimento econômico e populacional do bairro juntamente com o sítio do Capão, uma propriedade altamente produtiva que se localizava nas terras da sesmaria, principalmente quando esta se encontrava sob comando de Fernão Dias Paes Leme, o "Caçador de Esmeraldas" e neto do antigo dono da sesmaria.
Em 1786 iniciou-se a construção de estrada ligando Pinheiros aos campos de Santo Amaro, o que hoje corresponde à Av. Faria Lima, posteriormente, a estrada foi estendida até a Lapa, e este novo trecho recebeu o nome de Estrada da Boiada, hoje Av. Diógenes Ribeiro de Lima.
Pouco habitado ate final do seculo XVIII economia era baseada em agricultura, carvoarias e olarias, sua  primeira padaria foi inaugurada em 1890.
A linha de Bondes foi inaugurada em 1904 mas somente ate a esquina da Capote Valente com Teodoro Sampaio, só a partir de 1909 chegaram ao Largo de Pinheiros, apos a drenagem e aterro da área.
Em 1910 foi inaugurado o Mercado de Pinheiros que era apenas uma área cercada de arames farpados, e um pequeno galpão.
No final do seculo XIX recebeu grande quantidade de imigrantes italianos e no inicio do XX de japoneses, quando o bairro se firmou como uma região de classe média, com grande presença de comércio e indústrias.
Em 1915, foi firmado um acordo entre o governo do estado de estado de São Paulo e a Fundação Rockefeller para a construção da sede da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, acordo que também previa a criação de um hospital para ser utilizado no aprimoramento dos estudantes e ao mesmo tempo no atendimento da população mais carente da capital paulista e até do interior do estado. 
Este hospital, que por uma série de dificuldades começou a ser construído apenas em 1938, foi chamado de Hospital das Clínicas e foi inaugurado oficialmente em 19 de abril de 1944,  hospital que ainda é um dos principais da cidade e considerado o maior complexo hospitalar da América Latina.
Por volta de 1920 é fundada a Sociedade Hípica Paulista, que se tornou um dos grandes pontos de encontro da elite paulistana até meados do século XX.
Inaugurado em novembro de 1966 o Shopping Iguatemi o primeiro do país.
fonte: wikipedia
fotos: Alexandre Giesbrecht things.I.like Deco97 estadao. gazetadepinheiros. Pinterest

Av. Rebouças.

Hospital das Clinicas.
 Rio Pinheiros - 1930

1916

largo de pinheiros - 1900.


Nenhum comentário:

Postar um comentário