domingo, 3 de setembro de 2017

Cemitério da Vila Formosa

O segundo maior cemitério do mundo, localizado na zona leste de São Paulo.

Fundado em 20 de maio de 1949, o Cemitério da Vila Formosa, ocupa uma área de 763.175 m² e desde a sua inauguração, já foram realizados mais de 1,5 milhão de sepultamentos. 
É uma necrópole usada, sobretudo, para enterros de pessoas das classe C, D e E, com vinte e quatro salas para os velórios, todo mês realizam-se uma média de 275 sepultamentos.
Ocupa a quarta maior área verde municipal da Cidade de São Paulo na divisa dos distritos de Vila Formosa e Carrão, só sendo superado pelos parques Anhanguera, Ibirapuera e o Parque do Carmo, e a mais importante área verde da zona leste da cidade, por ser muito arborizado é usado diariamente para o lazer, principalmente das crianças e dos adeptos das caminhadas e corridas. 
Existe uma quadra no cemitério destinada apenas a órgãos amputados, como pernas, braços e até dedos.
Débora Campo de Oliveira, de apenas 5 anos, foi morta e esquartejada por uma vizinha que tinha ciúmes do carinho que o marido sentia por ela, em janeiro 1983, e não demorou muito para que ganhasse status de milagreira e seu tumulo virou ponto de peregrinação a administração do cemitério decidiu reservar toda a quadra para Débora, que tem seu túmulo isolado em uma das áreas do cemitério, além das velas, o túmulo da criança sempre está decorado com brinquedos, doces e até uma mamadeira.

A sepultura do funkeiro, MC Daleste é uma da mais visitada do cemitério, em julho de 2013 adolescentes começaram a se reunir praticamente todas as tardes para, ao som de funk, cantar e dançar em homenagem ao morto com o passar do tempo essa reuniões pararam de acontecer mas o tumulo ainda e o mais visitado por ser a única celebridade sepultada no local.

Documentos comprovam que ao menos 11 vítimas da ditadura 
foram enterradas como indigentes no Vila Formosa entre 1969 e 1970: 
fontes: wikipedia noticias.terra.
fotos: Vila Formosa Web scoopnest.com Notícias - R7.
Tumulo da menina Débora.
O túmulo do cantor de funk MC Daleste, assassinado em 2013




2 comentários:

  1. Alguém sabe me dizer como faço para encontrar uma pessoa que foi anterrada em meados de 1970??

    ResponderExcluir
  2. Unknown15 de outubro de 2018 13:54
    Alguém sabe me dizer como faço para encontrar uma pessoa que foi anterrada em meados de 1970??

    ResponderExcluir