sexta-feira, 26 de outubro de 2018

 "Beco do Mata-Fome""Beco dos Curros"

  Avenida Ipiranga



Percurso aproximado de 1300 metros da Rua da Consolação até a Avenida Cásper Líbero ou vice-versa. 
Nela encontramos diversos cartões postais de São Paulo, como a Praça da República, Edifício Copan, Edifício Itália, sem contar que nela também se encontra a "Esquina mais famosa do Brasil", cantada por Caetano Veloso em "Sampa".
A rua originou-se da união de dois "becos" da antiga São Paulo, um deles era o "beco do Mata-Fome" (que hoje estaria em partes das ruas Araújo e Consolação), existente desde fins do século XVIII, via de passagem de tropeiros e seu gado, que iam rumo ao matadouro situado no bairro da Liberdade. O segundo era o "Beco dos Curros" nas imediações da atual praça da República.
Em 1865, a Câmara Municipal de São Paulo aprova a criação de um novo logradouro e surge então a Rua Ipiranga, assim batizada por que na mesma época começava também os estudos para a construção de um monumento no Bairro do Ipiranga de um monumento em homenagem à Independência do Brasil.
Em 1934 passa a ser chamada de avenida e é hoje uma das principais vias do centro da capital paulista.
Abriga ainda o Hotel Excelsior, construção de 1941-1943, projeto do arquiteto Rino Levi, e o ex Hotel Terminus, que tiveram hóspedes e moradores famosos.
Destaque também para o Cine Ipiranga fundado em 1943, que viveu os grandes momentos dos cinemas de rua na região central e tombado pelo Conpresp.
fonte: wikipedia
fotos: Roberto de Magalhães Gouvêa wikipedia Diário do Transporte SlideShare Veja SP






Nenhum comentário:

Postar um comentário