domingo, 16 de junho de 2019

Colégio Nossa Senhora de Sion


O Colégio Sion, faz parte da Congregação das Religiosas de Nossa Senhora de Sion, organização católica internacional, que conta com escolas em diversos países e estados brasileiros.


Av. Higienópolis, 901,inaugurado em 1901,o Colégio teve relação direta com a trajetória social da cidade, tendo servido como um espaço de autorreconhecimento de uma burguesia emergente.

A escola foi baseada em uma proposta educacional, à época comum na França, da "escola das meninas ricas", instituições, com regime de internato, altas mensalidades e exigências diversas, como padrões de etiqueta e enxovais, que eram voltadas à educação das moças provenientes dos extratos mais abastados da sociedade.

O ensino do colégio valorizava os preceitos da família tradicional e do incentivo ao matrimônio, adotando propostas de educação de futuras esposas e mães.

Inicialmente era uma escola exclusiva para meninas de classe social altas e de educação estritamente religiosa, com o passar dos anos o Colégio Sion se transformou em escola mista, e passou a adotar uma visão mais moderna de educação.

Ao mesmo tempo, esta escola mantinha, outras escolas, de menor qualidade, para estudantes carentes, que, em troca, prestavam serviços domésticos e de limpeza à escola das classes mais elevadas.

Seu belo edifício de estrutura eclética foi projetado e executado pelo Arquiteto Ramos de Azevedo, compõe-se de cinco pavimentos, incluindo o subsolo, térreo e mais três andares, que também executou sua reforma e ampliação em 1940, com um corpo central criado pelo arquiteto italiano Domiciano Rossi.

A solidez da construção do Colégio revela-se em seus alicerces de pedra, nas paredes externas com aproximadamente um metro de largura. 
O prédio é imponente e logo na entrada, a vistosa escada do hall central parece sintetizar toda essa imponência.
Chama a atenção também,o pé direito de cinco metros de altura, garantindo uma excelente iluminação das salas.
Pela Resolução SC 48/86 o CONDEPHAAT órgão de preservação de São Paulo, após uma intensa campanha de associações lideradas por ex-alunas, com apoio da comunidade da região o declara como patrimônio histórico do Estado de São Paulo.

A Congregação das Religiosas de Nossa Senhora de Sion é uma organização religiosa católica, fundada na França, em 1843, pelos padres Teodoro Ratisbonne e Afonso Ratisbonne, irmãos, de ascendência judia, nascidos na cidade francesa de Estrasburgo.

O governo brasileiro a, no final do Século XIX, admirado pelo sistema educacional Montessori adotado pelo colégio francês decide convidar irmãs pertencentes à organização a desenvolverem atividades educacionais no país, tendo estas desembarcado no Rio de Janeiro, em 1888.

A instituição até hoje, oferece ensinos a meninos e meninas de todas as faixas etárias, com uma mudança na filosofia educacional, adotando um programa mais laico em seu conteúdo, mas que segue se identificando como uma escola baseada em preceitos cristãos.

Oferece também, Laboratórios de ciências físicas e biológicas e informática, e Prática Esportivas, (Voleibol, Futebol de Salão, Handebol e Basquetebol) e atividades opcionais fora do horário escolar ( Futebol de Salão, Natação, Judô, e Ballet).

O terreno pelo Colégio de 17.117m², sendo 11.783m² de área construída, completamente rodeada por jardins.

A edificação da capela, em 1941 segue o modelo das demais Capelas de Nossa Senhora de Sion existentes pelo mundo.

"A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir"(Frase motivacional)
Fontes: wikipedia colegiosion.
Fotos: 
Julia Aquino colegiosion. 
itaucultural
paulistando









Nenhum comentário:

Postar um comentário