sábado, 29 de junho de 2019

Ipiranga


Ypiranga, Hipiragua, Piranga, Poranga, foram palavras usadas para se referir ao Ipiranga, um dos mais paulistanos bairros de São Paulo.
O significado da palavra já foi objeto de inúmeros  estudos e porem, nenhum conclusivo a respeito do significado exato do termo Ipiranga, os significados, “água barrenta” e“água vermelha” foram as interpretações dos primeiros habitantes brancos do planalto, certamente ouviram dos índios Guaianazes moradores do local.
O escritor Luiz Caldas Tibiriçá, autor do Dicionário de Topônimos brasileiros de origem tupi, garante que a palavra é uma corruptela de i-pi-rá-á-nga, ou seja, “leito (de rio) desigual”, o que e aceito por outros dicionaristas, como o tupinólogo João Mendes.
A data de 7 de Setembro de 1822 e aceita como sendo a data de sua fundação por seu valor histórico, mas acredita-se que por volta de 1510 João Ramalho chegou a região e se casou com Bartira filha de Tibiriça e se instalou entre as margens direita do Ribeirão Guapituva e a aldeia do cacique Tibiriçá.
Com o passar do tempo, o bairro deixou de ser apenas uma passagem entre o litoral e a cidade e o Ipiranga testemunhou e colaborou com as modificações urbanas provocadas pela indústria, em 1904, quando foi palco da implantação do primeiro bonde elétrico em São Paulo.
inauguração da Rodovia Anchieta, em 1947 provocou grande expansão com a instalação de indústrias, e comércios  e  trouxe novos moradores para o bairro.
A Família Jafet, através de Benjamin Jafet o primeiro membro da família a chegar no país, fundaram a  Companhia Fabril de Tecelagem e Estamparia, auxiliando muito o desenvolvimento.
A partir desse momento, a família Jafet em geral esteve presente nas principais obras da região do Ipiranga, foram eles os responsáveis pela implantação de fábricas, obras de tratamentos as águas do rio Tamanduateí, construção de hospitais, escolas e estradas.
Conde José Vicente de Azevedo, advogado, professor, parlamentar e precursor da ação social católica, foi outra figura importante para o surgimento e desenvolvimento do bairro, que no dia 22 de Novembro de 1896, inaugura o "Asilo de Meninas Órfãs", primeira grande empreitada do Conde no bairro, o asilo proporcionou diversas obras de cunho educacional e assistencial. 
O principal fato histórico ocorrido no Ipiranga foi a Proclamação da Independência do Brasil, em 7 de Setembro de 1822, por Dom Pedro I, às margens do riacho Ipiranga, fato este citado na primeira estrofe do Hino Nacional brasileiro.
O Museu inaugurado em 1895 e o Monumento em 1922, têm suas histórias iniciadas logo após a Proclamação, e representam, juntamente com o Parque da Independência, o marco histórico da emancipação política do Brasil.
O Museu  foi construído para abrigar uma universidade e acabou se tornando-se o nosso museu. Seu acervo, com cerca de 100 mil peças, é constituído por obras de arte, mobiliário, trajes e utensílios que pertenceram a personalidades da história brasileira, como os bandeirantes e os imperadores. As instalações abrigam um biblioteca com 100 mil volumes e um centro de documentação histórica, com 40 mil manuscritos.
Hoje, é considerado um museu a céu aberto, pois em 8 de maio de 2007 as doze construções centenárias do bairro foram tombadas pelo Conpresp (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de São Paulo).
Fontes: wikipedia 
spbairros prefeitura.sp.gov.
Fotos: Pintirest upiranga.com intenet.
Comemorações do Centenário da Independência no bairro do Ipiranga, realizada em 1922








Nenhum comentário:

Postar um comentário