quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Vila Maria

Região que pertencia ao Sitio Bela Vista. 


Em 1856, foi assinada a primeira escritura de venda das terras da região, de José Bento de Morais ao Drº Joaquim Floriano de Araújo Cintra, a esposa do Drº Araújo chamava-se Maria, uma das explicações de a vila ter recebido este nome. 
Teve seus primeiros terrenos vendidos por volta de 1856 
Em 1891 foi aberta a Avenida Itatiaia, depois Central, a seguir Dr.Adriano Marrey Jr., e finalmente Guilherme Cotching, em homenagem ao pai do Dr.Eduardo Cotching.
Depois de várias negociações a Companhia Paulista de Terrenos que tinha o Dr. Eduardo Cocthing como um de seus principais diretores adquiriu a gleba e em 17 de janeiro de 1917, sendo essa data considerada a fundação do Bairro.
 O acesso ao bairro era apenas através do rio Tietê que era preciso atravessar de barco, sendo a primeira ponte de madeira concluída em 1918.
Em julho de 1918 foi construído o Posto Policial, na esquina da Avenida com a atual Rua Alcantara, sendo nesta mesma época instalado o primeiro telefone, cujo número era 349.
A partir de 1920, com a abertura de diversos comércios o bairro começa a progredir, mas ainda era muito prejudicado pelas constantes enchentes, sendo que praticamente todos os moradores possuíam um barco para esses períodos.
Em 1922 foi edificada a primeira igreja do bairro, a de Nossa Senhora dos Navegantes (os moradores mais antigos relatam que não tem relação com as enchentes do Tietê), e a energia elétrica chegou em 1923,mesmo ano a vila ganhou um bonde elétrico até a praça da Sé.
Em 1924 com apenas duas salas de aula, alugadas pelo governo, na Av.Guilherme Cotching nº1032, esquina com a Rua Diamantina e inaugurada a primeira escola do bairro o "Grupo Escolar João Vieira de Almeida", em 2 de julho de 1925 a Escola instalava-se em prédio maior, alugado, na Rua Dias da Silva.
Em 1956 foi inaugurada a ponte de concreto, em substituição a antiga ponte de Madeira, que hoje recebe o nome de Ponte Jânio Quadros, politico que tinha seu reduto eleitoral na vila.
A Vila Maria conhecida nacionalmente por ser o reduto Janista do estado, em 1955, o então prefeito Jânio Quadros venceu a eleição para governador do estado com o apoio maciço do bairro, pouco tempo antes, Jânio havia asfaltado muitas ruas, inaugurado biblioteca e aberto diversas escolas no bairro.
fonte: 
spbairros doquepreciso prefeitura.sp
fotos: prefeitura.sp 
Bem Blogado Iba Mendes


1918  obras de terraplenagem do que seria futuramente o Bairro da Vila Maria,
1921

Ponte de madeira no Bairro de Vila Maria, em 1920.
Foto de 1928  transporte aquático improvisado, depois de grande enchente na Vila Maria.









 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo site! Sou paulistano e amo minha Cidade, através de suas historias tenho a oportunidade de conhecer um pouco mais de São Paulo. Estou acompanhando o site. Grande Abraço!

    ResponderExcluir