quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Monumento a José Bonifácio, o "Moço"

Largo de São Francisco.
Inaugurado em 26 de outubro de 1890.

José Bonifácio de Andrada e Silva, o "Moço", neto e sobrinho do "Patriarca da Independência” já que seu pai era irmão do Patriarca e sua mãe filha. 

Nascido em Bordéus, França em 8 de novembro de 1827 quando seus pais estavam exilados apos  a dissolução da Assembleia Constituinte de 1823 por D. Pedro I, faleceu em São Paulo a 26 de outubro de 1886.

Apelidado de "o moço", para distingui-lo de seu tio e avô, "o Patriarca", aos 14 anos ingressou na Escola Militar da Corte, de onde se desligou em 1846 sem concluir a curso, em 1853 formou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, onde foi professor apos um período lecionando  direito na escola de Recife.

Titular da cadeira de Direito Criminal e da de Direito Civil, foram seus alunos figuras como Rui BarbosaCastro AlvesJoaquim Nabuco,Rodrigues Alves e Afonso Pena.

Foi deputado provincial e geral e senador do Império do Brasil por São Paulo, não aceitou o cargo de Presidente do Conselho de Ministros em 1883 que lhe foi oferecido pelo Imperador D. Pedro II mas foi também ministro da Marinha em 1862 e do Império em 1864, participou do movimento abolicionista.

Patrono da cadeira 22 da Academia Brasileira de Letras, fundada em 1897, e patrono da cadeira 7 da Academia Paulista de Letras, fundada em 1909.

Com sua morte formou-se uma comissão para homenagear-lo, onde surgiu a ideia do monumento, que foi erguido no Largo São Francisco, onde estudou e foi professor, em frente ao convento dos franciscanos.

 O majestoso monumento com pedestal de 
mais de 7 metros de altura e uma plataforma de mais ou menos 2 metros na qual se assenta grossa coluna de 7 metros sobre a qual estava a estatua de bronze de 2,20 metros, inaugurada no quarto aniversario de sua morte.

Em 1935 por motivo do grande volume de transito no local foi decidido que o monumento seria desmontado para ser transferido para  rua Cristóvão Colombo, próximo ao local original. 

Mas infelizmente o que aconteceu foi a sua demolição, e a estátua foi para um galpão da Prefeitura ficou lá até 1940 quando foi transferida para a entrada do novo prédio da Faculdade de Direito, inaugurado naquele ano, onde se encontra ate os dias de hoje.

Fonte: estadao.com Wikipedia
Fotos: estadao.com Wikipedia











Nenhum comentário:

Postar um comentário