sábado, 2 de maio de 2020

Casarão José Paulino

Rua Conselheiro Crispiniano, 378 Centro ( Antigo Bairro do Chá)


Projetado e construída em  1893, pelo arquiteto Ramos de Azevedo, a pedido de José Paulino Nogueira, membro de uma família rica de Campinas e um presidente  da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, e foi presidente do Banco Comercial de São Paulo.

Proprietário da "Usina Ester" cuja a denominação e uma homenagem a sua filha.

Politico campineiro muito atuante, principalmente nas áreas de saneamento, e no combate ao surto de febre no final da década de 1890.

Uma das mais ricas mansões paulistanas, era conhecida pelo seu luxo incomparável, tapetes da pérsia e portas e madeiramento em jacarandá, escadarias e piso feito de mármore de Carrara, lustres importados de Paris.
No andar superior quartos suntuosos, com varandas e corredores finamente decorados, no térreo ficavam as grandes Salas de Visitas(3), o Salão Nobre, vasta Sala de Jantar, e o escritório de Jose Paulino.
Ocupado pela família ate a morte do titular em 1915, quando seus filhos decidiram não mais morar no casarão.

O casarão ficou fechado ate 1918, quando a União, comprou dos herdeiros por cerca de 270 contos de reis.
A partir dessa data passou a abrigar o Quartel-General da Zona Militar do Centro, Em 28 de agosto de 1956 (Decreto nº 39.863) foi extinta a Zona Militar do Centro e criado o II Exército com sede em São Paulo e jurisdição sobre o território dos Estados de São Paulo e Mato Grosso.

- Em 7 de maio de 1968 foi inaugurado o edifício destinado ao Quartel-General II do Exército e Quartel-General da 2ª RM;
- Em 6 de junho de 1968, o Quartel-General do II Exército completou sua transferência para as novas instalações, situada na confluência das ruas Abílio Soares e Manoel da Nóbrega, no Ibirapuera e, posteriormente, a via pública defronte ao quartel foi denominada Avenida Sargento Mário Kozel Filho, em homenagem ao soldado do 4º Regimento de Infantaria vitimado em ataque terrorista ao Quartel-General.

O Exercito usou o imóvel por 50 anos, e não fez reformas e restaurações, e em 1968 o colocou a venda pelo valor de um milhão e cem mil cruzeiros. que foi adquirido pela prefeitura, que o demoliu, para ser executado pela EMURB  (Empresa Municipal de Urbanização) um parque que seria concluído com a desapropriação do Cine Cairo no Anhangabaú, o parque foi construído e nomeado em Recanto Monteiro Lobato, mais a área que seria anexada com a desapropriação do cinema nunca ocorreu.

 Em 5 de dezembro de 2012 a prefeitura inaugura a Praça das Artes na Av. São João, 281, e reforma o Recanto Monteiro Lobato integrando as duas obras, passando a funcionar como extensão das atividades do Theatro Municipal de São Paulo.

PS: Ao lado do prédio do tradicional Cine Marrocos.
Em Sua homenagem foi mudado o nome da Rua  dos Imigrantes, um dos principais polos de venda de vestiários no Bairro do Bom Retiro.


fontes: tjsp.jus sãopauloantiga wikipedia
fotos: arcoweb

















Nenhum comentário:

Postar um comentário