terça-feira, 28 de abril de 2020

Avenida São Luís

Consolação

Aberta no início do século XVIII, era apenas um beco, denominado Beco Comprido, e não tem registro de quem autorizou sua abertura.

No mapa de 1810, o mais antigo da cidade aparece sem denominação, já no mapa seguinte, de 1881, da Companhia Cantareira e Esgotosaparece já com nome de Rua de São Luiz.

Batizada em homenagem a Luís Antônio de Sousa Queirós, o conhecido "Brigadeiro Luiz Antonio", um simples  tropeiro, que enriqueceu e se  tornou um dos homens mais ricos de São Paulo na primeira parte do século XIX.

O Luiz se tornou proprietário de muitas terras na cidade, uma de suas propriedades era uma chácara no bairro da Consolação, entre as ruas da Consolação e, Rua 7 de Abril (antiga Rua da Palha) e a Praça da República (antigo Largo dos Curros).

Conta-se que dentro dessa chácara existia uma trilha que no futuro se tornaria o beco, depois rua e avenida.

Com a morte do Brigadeiro em 1819, a chácara da Consolação passou para seu filho, Luís António de Sousa Queirós, o "Senador Queirós".

Embora a propriedade pertencesse a família eles nunca residiram nela, a usavam apenas para algumas temporadas.

Com a morte do Senador em 4 de julho de 1891 a chácara foi dividida e vendida em lotes menores:
Em 1900, Ana Cintra adquire um lote
Em 1910, a Cúria Metropolitana adquire outro e transfere a sede da Arquidiocese para lá, no palácio São Luís.
Em 1920, o Circolo Italiano adquire o lote onde mais tarde seria construído o Edifício Itália.

Em 1944, foi alargada evoluindo para avenida, e na década de 1960, recebeu oficialmente seu nome em homenagem ao santo de devoção do Brigadeiro.
Depois disso a  São Luís se transformaria em uma das mais charmosas de São Paulo, hospedando diversos palácios. 
E a Vila Normanda, 17 antigas mansões que virariam pensões até o dia em que fossem derrubadas entre os anos de 1950 e 1961, e seus lotes verticalizados.
A Biblioteca Mario de Andrade, esta construída onde era a sede da "Chaçará Velha" na esquina da São Luís com a Rua da Consolação/Xavier de Toledo, a mais antiga construção conhecida na antiga propriedade do Barão de Souza Queiroz.
Muito arborizada, cortesia de um barão do império(?) que, ao alargar o Beco Comprido, plantou duas fileiras de jacarandás ali. 

fontes: wikipwdia historiaspaulistanas netleland
fotos: netleland  pinterest descubrasampa

Palácio São Luís, residência do Arcebispo de São Paulo - 1938. Localizava-se na atual Praça Dom José Gaspar, junto a Av. São Luís. Demolido para construção da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
pliniocorreadeoliveira.info

1942


1970

2012

Esquina São Luiz com Ipiranga

Nenhum comentário:

Postar um comentário