segunda-feira, 20 de abril de 2020

CONDOMÍNIO:

EDIFÍCIO ALBERTINA, CÍCERO PRADO 

E CECÍLIA

 Mais conhecido como Cícero Prado!

Devido ao destaque localizado na frente do conjunto.

Avenida Rio Branco, 1661,  Campos Elísios.

Um dos mais bonitos edifício de São Paulo.

Construído em 1953  com projeto  e construção do arquiteto ucraniano naturalizado brasileiro Gregori Warchavchik, por encomenda da Companhia Agrícola Cícero Prado, que foi o responsável pela introdução da arquitetura moderna no Brasil, e que projetou fábricas, sinagogas e clubes, como o Pinheiros e o Paulistano, e a Casa Modernista na Vila Mariana. 

Seu formado em "U" garante o sol todas as manhas e uma bela vistas de  ao jardim suspenso sobre a laje da agência bancária ali instalada no andar térreo.

O arquiteto judeu ucraniano,  criou sua própria construtora, em 1953, e esse foi seu primeiro grande trabalho como construtor, e foi um marco nos Campos Elísios .
Warchavchik construiu esta obra com curvas esculturais, composto por três blocos em terreno de 2.060 m2 com área construída de 17.468 m2  e 21 pavimentos, com duas unidades que variam de 90 a 160 m² por andar e há dez elevadores no conjunto. 

O edifício impressiona com seu formato diferenciado e arrojado para a época.

Sua promissora vizinhança infelizmente decaiu  com a degradação do bairro agravada com a mudança da sede do Governo do Estado do Palácio dos Campos Elísios para o Palácio dos Bandeirantes no Morumbi em 1965.

E também com a construção do Viaduto sobre a via férrea ligando a Av. Rio Branco com a Av. Rudge em 1969 a poucos metros dele, e com o declínio do Moinho Central, e a consequente formação da favela do Moinho em 1990.

Tem nas proximidades a companhia dos edifícios da Porto Seguro, e espera as muitas vezes prometidas revitalização da área.



fonte academianacionaldosindico vejasp.abril refugiosurbanos

fotos: google  vejasp.abril pinterest trovit arquivo arq.





Nenhum comentário:

Postar um comentário