terça-feira, 7 de abril de 2020

Restaurante Ita.

"Leiteria Ita"

Rua do Boticário, 31, Antiga Rua Amador Bueno, e antes Rua do Meio.


Fundado por três mineiros, por isso o nome Leiteria Ita, Ita de Itanhandu, esses três mineiros venderam para dois portugueses. leiteria era quando o restaurante não tinha mesa. 

Quando tem balcão é leiteria.

Aberto em 1953, mas nos anos 1970, os irmãos João Pedro, e Luís Pedro, se tornaram proprietários da casa, em que ate então eram funcionários, Pedro se aposentou recentemente, mas seu filho Victor Pedro) engenheiro de formação), continua a trabalhar junto ao tio Luís.

Com cardápio bem variado, com pratos que são repetidos semanalmente, muito apreciado por inúmeros frequentadores assíduos, que esperam pacientemente nas calçadas por um tamborete desocupado e um lugar no balcão, sim não existem mesas as refeições são servidas no balcão em forma de "W".

Os pratos seguem o cardápio tradicional de São Paulo: segunda tem virado à paulista, terça tem dobradinha, quarta é dia de feijoada completa, quinta tem rabada e sexta é servido o tradicional bacalhau ao forno da casa.

No ita não se usa comanda, os garçons fazem a conta dos clientes com um lápis com grafite grosso no mármore do balcão, e também não tem cardápio ou menu escrito em papel e sim tabuletas nas paredes.

O prato mais pedido ainda e o “Paissandu”: arroz, feijão, bife e ovo frito criado na década de 1950.

A sobremesa mais pedida e o pudim cuja receita foi criada pelos antigos proprietários e aprimorada pelo Sr.Luiz.

fonte: folha São Paulo Antiga Passaporte eusouatoa. medium.
fotos: folha passaporte




Fechando a conta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário