sexta-feira, 27 de março de 2020

Palacete Martinico Prado

Praça Antônio Prado, esquina com rua João Brícola.

Projetado por Ramos de Azevedoa pedido do então prefeito Antônio Prado ( o primeiro da cidade e filho de D. Veridiana Valéria da Silva Prado), para ser o primeiro prédio de escritórios de São Paulo.

Seu nome foi uma homenagem a Martinho Prado Júnior, irmão do prefeito que era conhecido como Martinico Prado.

Para sua construção em 1903,  foi necessário a demolição da igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que foi reconstruída no largo do Paiçandu.

A lei 698, de 24 de dezembro de 1903, em seu artigo primeiro desapropriou a Irmandade, mediante uma pequena indenização e um terreno no Largo do Paiçandu para a reconstrução da Igreja. Por esses acasos do destino, os remanescentes do cemitério, que era de propriedade da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, foram parar às mãos do... irmão do prefeito, o sr. Martinico Prado. Ali se construiu o Palacete Martinico Prado.(http://www.arquisp.org.br/regiaose/paroquias/mosteiros-igrejas-historicas-oratorios-da-regiao-se/igreja-nossa-senhora-do-rosario-dos-homens-pretos)

Foi sede da Light & Power e do Jornal o Estado de São Paulo de 1906 a 1929, na edição do dia 13 de junho de 1906, o jornal já vinha com o novo endereço, 'Redacção Dr.Antonio Prado Palacete'. 
No dia 19 de junho daquele ano o Estado publicou um Editorial dando mais detalhes sobre a mudança.(https://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,predios-de-sao-paulo-palacete-martinico-prado,10141,0.htm)

Em de 25 de fevereiro de 1930, passa a abrigar as instalações do National City Bank, em sua primeira agencia em São Paulo.

O edifício marca o início de um processo de “verticalização” do centro da cidade, que será intensificado a partir dos anos 1910, quando a legislação de São Paulo passa a exigir três ou quatro pavimentos como altura mínima para as construções no centro (SOMEKH, 1997).

Em data não precisa o prédio passou por grande reforma, perdendo sua fachada eclética do inicio do século e ganhou uma mais linear. 

Nos anos 80, passou por nova reformulação na parte interna para receber a Bolsa de Mercadoria & Futuros. 

Fontes: estadão saopaulo.sp wikipedia 
Fotos: estadão  folha pinterest










Nenhum comentário:

Postar um comentário