terça-feira, 2 de junho de 2020

Fundação Escola de Comércio 

Álvares Penteado




Fundada em 02 de junho de 1902, a FECAP detém a mais antiga certificação de utilidade pública do Brasil, de 1915,  é uma instituição brasileira de ensino superior, sem fins lucrativos, cujo campo de estudo é gestão de negócios, a instituição também e a pioneira em abrir  cursos de Economia (1934) e Contabilidade (1939) no país.

Com 118 anos de atuação na área de ensino, a FECAP, atualmente, oferece os cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Economia, Relações Internacionais, Publicidade, Relações Públicas e Secretariado Executivo Trilíngue. Além disso, a FECAP atua em outras esferas da educação, como colégio, especialização, mestrados em Ciências Contábeis e Administração e Centro de Educação Continuada.

O prédio do Largo São Francisco da FECAP, projetado pelo arquiteto sueco Carlos Ekman, foi tombado pelo patrimônio histórico da cidade de São Paulo em 1992 e hoje, abriga os curso de especialização, teve sua construção iniciada em 1908 e adotou o art nouveau como estética arquitetônica. 

Foi lá que se instalou a primeira escola de contabilidade do Brasil, e onde, mais tarde, se abrigaram os insurgentes da Revolução Constitucionalista de 1932.

Um museu é mantido no  mesmo edifício, com fotos, objetos e documentos diversos, o museu retrata os primórdios da instituição, no início do século XX,  

A FECAP oferece cursos para todas as fases, desde ensino médio até pós-graduação, passando por cursos de extensão e aperfeiçoamento.

O Colégio FECAP criado em  1988, Rua Alagoas, 903 - Higienópolis, tem cursos de Ensino Médio Pleno e de Ensino Médio e Técnico Simultâneos o Ensino Médio pleno tradicional, com as matérias da Base Comum do MEC, e o Técnico Simultâneo mescla as matérias da Base Comum com as matérias técnicas de acordo com o curso escolhido.

A FECAP mantem parcerias internacionais  que consistem em acordos estabelecidos entre a FECAP e universidades estrangeiras como: University of AlabamaUniversity of California at IrvineUniversidad Argentina de la Empresa e University of La Verne.

Mantem também o Teatro FECAP que é um espaço de apresentação de música popular brasileira, e um teatro-estúdio que é utilizado para gravações ao vivo.

Endereços: Largo São Francisco, 19
                   Av. Liberdade, 532
                   Rua Artur Azevedo, 1633 Pinheiros


fontes: wikipedia fecap.br
fotos: Guilherme Gaensly (acervo do Museu Paulista da USP.) Luiz coelho 
Quero Bolsa

1925






























Nenhum comentário:

Postar um comentário