Liceu Coração de Jesus
Alameda Dino Bueno, 285 Campos Elísios
1881, lançamento da pedra fundamental.
1884 Inauguração da Capela
Fundado em 1885, por São João Bosco, ou "Dom Bosco", como é mais conhecido, com o auxílio de Dona Isabel, princesa imperial do Brasil, com o nome de "Liceu de Artes, Ofícios e Comércio".
Criado para atender o aprimoramento dos jovens de baixa renda promovendo a educação, o esporte e principalmente a religião, Inicialmente, o Liceu teve como primeiros alunos os filhos de escravos libertos e de imigrantes italianos, oferecendo ensino gratuito em oficinas profissionalizantes de sapataria e alfaiataria.
Posteriormente, inaugurou o internato, acolhendo os filhos de cafeicultores.
Na Revolta Paulista de 1924, assim como a Revolução Constitucionalista, trouxe transtornos para o colégio que sofreu com tiros e balas de canhões, durante o bombardeio ao Palácio dos Campos Elísios que ocorreu no dia cinco de julho desse mesmo ano.
Por muito tempo encontrava-se em seu entorno postes públicos com marcas de balas, e nos portões do Santuário sagrado Coração de Jesus.
Em julho de 1924, balas de canhão caíram na tipografia do Liceu e feriram o braço de um aluno.
“Ás 7.30 da manhã do dia 5 de julho eu no meu escriptorio passando os olhos pelos jornaes do dia. De repente entra-me pela porta o P.C.F., todo agitado:
-Dizem que arrebentou uma revolução…
-Revolução em S. Paulo?! Não é possível.
-Algumas pessoas, vindas de Sant’Anna afirmam que..
-São boatos. Na peior hypoteses, trata-se-á do levante de algum batalhão, ou uma greve; isso passa em poucas horas.”
(Trecho do livro “Férias de Julho – Aspectos da Revolução Militar de 1924 ao redor do Lyceu Salesiano de São Paulo”)
-Dizem que arrebentou uma revolução…
-Revolução em S. Paulo?! Não é possível.
-Algumas pessoas, vindas de Sant’Anna afirmam que..
-São boatos. Na peior hypoteses, trata-se-á do levante de algum batalhão, ou uma greve; isso passa em poucas horas.”
(Trecho do livro “Férias de Julho – Aspectos da Revolução Militar de 1924 ao redor do Lyceu Salesiano de São Paulo”)
.texto retirado do site: https://www.salesianos.com.br
O diretor do colégio na época, Padre Luiz Marcigaglia, fez a promessa de construir a uma igreja dedicada a Santa Teresinha caso nenhum aluno viesse a óbito ou tivesse lesões graves.
Como o pedido foi atendido, em 1926, os salesianos construíram a igreja Santa Teresinha em agradecimento e posteriormente o Colégio Salesiano Santa Teresinha.
Toda a trajetória dos terríveis dias de julho de 1924 pode ser consultada no livro Férias de Julho de Luiz Marcigaglia.
O Liceu Coração de Jesus foi a primeira instituição de ensino paulistana a oferecer um curso de ensino médio noturno, instituiu cursos técnicos e cursos superiores.
Apenas em meados dos anos 1970 é que o Liceu deixou de ser uma instituição exclusivamente masculina.
O Liceu já chegou a contar com três mil alunos e ser referência no ensino fundamental e médio.
Para promover excursões e outras experiências extracurriculares com seus alunos, o Liceu adquiriu, em 1919, uma chácara no alto de Sant'Ana. Lá, em 1924, é construído um Oratório Festivo.
Três anos mais tarde, os salesianos inauguraram nessa chácara a Igreja Votiva de Santa Teresinha, como agradecimento à proteção da Santa, já que nenhum aluno se feriu durante os bombardeios de 1924.
No campo cultural, a escola ainda mantém a "Maratona Cultural" e a "Maratona de Matemática", além de aulas de robótica para crianças e adolescentes.
O conjunto de edifícios do Liceu Coração de Jesus, incluindo sua igreja, é tombado pelo patrimônio histórico, por isso, sua fachada sofreu pouquíssimas modificações ao longo dos anos.
Além do colégio e do Santuário, o complexo arquitetônico conta também com teatro e pátio esportivo.
O Santuário, que foi construído no estilo renascentista, tem forma de basílica e a mesma planta retangular de sua construção original. o interior, já sofreu diversas modificações, incluindo a construção de um patamar a mais em seus edifícios, assim como pátio interno que já apresentou diferentes configurações.
A grande torre, doação de Conde de Prates. Mede 52 metros de altura, sem contar os 14 metros do pedestal e da estátua. Há na torre um grande relógio com quatro mostradores.
Estátua da torre. doação de Dª Veridiana da Silva Prado, de cobre dourado feita nas oficinas do Liceu, possui 7 metros de altura, obra do arquiteto Domingos Delpiano, salesiano irmão.
Emborra seja um colégio de orientação católica o Liceu não faz restrições a alunos de outras crenças.
Alguns alunos que se tornaram figuras publicas: Carvalho Pinto, Franco Montoro, Fernando Costa, Fulvio Stefanini, Grande Otelo, Jânio Quadros, José Carlos Pace, Laudo Natel, Monteiro Lobato, Noite Ilustrada, Sérgio Cardoso, Toquinho, Vicente Feola , Viola.
fontes: wikipedia liceudesaopaulo sscj.org salesianos.
fotos wikipedia sscj.org Unisal Itau cultural Militão Augusto de Azevedo salesianos.
Fotografia de Militão Augusto de Azevedo datada de 1887, durante a construção do Colégio Sagrado Coração de Jesus . |
1924 |
Revolução de 1924 área atingida por bombardeio; |
Revolução de 1924 área atingida por bombardeio; |
Nenhum comentário:
Postar um comentário