terça-feira, 18 de agosto de 2020

Moóca



A sua fundação aconteceu em 17 de Agosto de 1556, 56 anos após o descobrimento oficial do Brasil pelos portugueses, e dois anos apos a fundação de São Paulo
Na época, as terras eram ocupadas por índios que se concentravam próximo ao Tameateí ou Tometeri, hoje o Rio Tamanduateí. 
O nome do bairro é de origem indígena
Uma versão aventada é a de que ele teria surgido no século XVI, quando os primeiros habitantes brancos começaram a construir suas casas na região, sob o olhar curioso dos índios, que teriam exclamado Moo-oca! 
Numa tradução livre, algo como "Eles estão fazendo casas!", de moo, fazer e oca, casa.
Eduardo de Almeida Navarro, acrescenta outra possibilidadeː mũoka, que significa "casa de parente", através da junção dos termos  (parente) e oka (casa).
No inicio do século XVI, a região era o Arraial de Nicolau Barreto posteriormente, o local foi tomado por grandes chácaras e residências,  nos anos da grande imigração, de 1870 a 1890, o bairro ganhou outras feições com a chegada daqueles que dariam um nova vida à região: os italianos.
Em 1876, o fazendeiro Rafael Aguiar Pais de Barros criou o Clube Paulistano de Corrida de Cavalo, inaugurado com grande festa em 1890, os animais eram criados na fazenda de Pais de Barros ( no alto da Moóca).
O empreendimento rapidamente se transformou num centro de lazer dos paulistanos, foi a semente do atual Jóquei Clube e o nascimento do turfe no Brasil.
A corrida de cavalos foi tão importante para o desenvolvimento da Moóca que em 1877 foi criada a linha de bonde Centro_Moóca, de tração animal, logo substituído pela linha férrea.
Em 1891,o casal o casal Antônio e Helena Zerrenner fundaram a Companhia Antárctica Paulista, que se instalou ao lado da Cervejaria Bavária, situada na chácara do engenheiro Fox. 
Em 1905, a Antárctica compraria a Bavária, num negocio que virou comentário na capital.
A Moóca, localizada na zona leste, é um dos mais tradicionais de São Paulo e um dos mais queridos também, a alegria de casinhas coloridas, prédios modernos e construções antigas. 
É um lugar com bastante infraestrutura, com shoppings, supermercados, restaurantes, comércios, hospitais, colégios, faculdade, parques, servido por diversas linhas de ônibus, metrô Bresser-Moóca (linha vermelha) e a estação Moóca da CPTM.
Algumas ruas até lembram cidades do interior, para aqueles que prezam por lugares mais calmos; também têm avenidas bastante movimentadas e cheias de prédios e lojas, como a famosa Avenida Paes de Barros.
 Consta com um bairro italiano, mas entre seus habitantes estão portugueses, espanhóis e negros e ainda lituanos e croatas.
Rodolfo Crespi, dono da maior tecelagem de São Paulo, o Cotonifício Crespi, fundado em 1896 e sucessivas ampliações da fábrica, que  foram acompanhadas por construção de moradias para seus funcionários.
Durante a Revolta Paulista de 1924 o bairro foi bombardeado por aviões do Governo Federal. O exército legalista ao governo de Artur Bernardes se utilizou do chamado "bombardeio terrificante", atingindo vários pontos da cidade, em especial bairros operários como MoócaIpirangaBrásBelenzinho e Centro, que foram seriamente afetados pelos bombardeios.
O distrito abriga, hoje, o Memorial do Imigrante, que traz informações sobre a imigração italiana no Brasil. É um distrito que ainda concentra algumas indústrias na cidade, mas é predominantemente residencial de classe média e de serviços
O distrito ainda sedia a Universidade Anhembi Morumbi e a Universidade São Judas Tadeu, ambas de de classe média média e alta, e o tradicional clube paulistano Clube Atlético Juventus, fundado no dia 20 de abril de 1924 por funcionários do Cotonifício Rodolfo Crespi, os grandes patronos do clube eram Rodolfo e o seu filho Adriano Crespi.
O local, que era cheio de chácaras e de sítios, logo passou a ser ocupado por fábricas e usinas, além de casas de operários. Assim é que, entre 1883 e 1890, instalaram-se, no distrito, algumas fábricas de massas, como a Carolina Gallo, a Rosália Médio, a Romanelli e outras.

Fontes: wikipedia guiadebairros spbairros.
Fotos: guiadebairros Daniellima89  Sérgio (Savaman) Savarese  Lopes Veja São Paulo











Nenhum comentário:

Postar um comentário