quarta-feira, 10 de novembro de 2021

 

Rua da Glória, Liberdade

Ruas de São Paulo e sua Historia ou Historia do Homenageado.



Rua da Glória foi, no princípio, o antigo Caminho do Mar que ligava São Paulo a Santos, por isso, ela  era conhecida como Estrada de Santos.

Uma das mais antigas e importantes vias de São Paulo, no dia 14 de Novembro de 1851, o vereador Cândido Ribeiro dos Santos apresentou um requerimento que foi aprovado, para rua que a conhecida como "Caminho de Santos" fosse alterado para Rua da Glória".

No século XVIII, existia nos arredores, a "Chácara de N. S. da Glória". que em 1741  era propriedade do Capitão Manuel Pinto Guedes, depois transferida para o Capitão-mor Manoel de Oliveira Cardoso a comprou. 

Anos depois a mesma chácara passou para Bispo D. Mateus de Abreu Pereira e depois passou para o patrimônio nacional. 

Em 1825, o governo provincial instalou no local o "Seminário da Glória", para abrigar meninas órfãs, após a transferência do Seminário para outro local, o prédio ficou em ruínas. 

Após ser reformado anos depois, o edifício abrigou a Casa da Pólvora e serviu como quartel para tropas militares. 

Em 1877, a chácara foi transformada em núcleo colonial, o que deu origem ao bairro da Glória.

Essa rua foi conhecida também por "Rua do Cemitério" uma vez que por ela se chegava ao antigo Cemitério dos Aflitos (que pode ser localizado atualmente no entorno do "Beco dos Aflitos").

E "Rua da Santa Casa", porque ali se localizava esse hospital ate 1884 quando foi transferido para a rua Dr. Cesário Mota Junior, 112 – Vila Buarque. o edifício da Sta Casa, foi demolido em 1888.

Fontes: wikipedia  santacasasp.org
Fotos: 
pinterest institutobixiga

1860 Militão Augusto de Azevedo




1910




1914



Sem data;

Nenhum comentário:

Postar um comentário