quarta-feira, 27 de março de 2019

Parque Cemucam

Centro Municipal de Campismo


Uparque pertencente à Prefeitura de São Paulo, mas situado fora da área do município. 
Localizado no município de Cotia mas de propriedade da Cidade de São Paulo e administrado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da capital.
É um parque da cidade, uma opção para passeios, churrascos ou piqueniques, caminhadas, lazer contemplativo e descanso.
O Cemucam foi criado em 1968 com a finalidade de divulgar o campismo e atender aos escoteiros, em sua área de 904.7 mil m², são encontrados aproximadamente 120 espécies de fauna, incluindo oito de borboletas, cinco de répteis, 92 de aves e 11 de mamíferos. 
Habitats de espécies endêmicas deste bioma, bem como as ameaçadas de extinção - gavião-pega-macaco, araponga e cuíca "catita" (pequeno marsupial). Pica-paus, pombos silvestres, papagaios e periquitos, beija-flores, sabiás, papa-moscas (tiranídeos, pássaros da família do bem-te-vi), sanhaçus, saíras e saís. 
Reúne espécies com grande apelo ao observador de aves como cuiú-cuiú, tucano-de-bico-verde, joão-bobo, joão-barbudo, jacuaçu e, claro, as aves ameaçadas supracitadas. 
Ratos silvestres, caxinguelês, tapitis e cuícas são exemplos de mamíferos registrados. 
Há borboletas como a borboleta imperador turquesa com listras de tons topázio azul e safira sobre um fundo preto.
vegetação remanescentes de Mata Atlântica, eucaliptal, bosques heterogêneos, gramados e o Viveiro Harry Blossfeld, em uma área de 665.000 m² que produz espécies arbóreas e palmeiras para uso em São Paulo. 
Encontram-se espécies como açoita-cavalo-do-cerrado, angico, caá-açu, capixingui, cedro-rosa, embiruçu, fedegoso, guapuruvu, ingá-ferradura e jacarandá-paulista. Foram registradas 256 espécies, das quais a favinha-branca, a guabiroba-do-mato e o pau-brasil estão ameaçados.
O parque conta com estacionamento, quiosques com churrasqueiras, mesas, bancos, sanitários, bebedouros, campo de futebol, quadra poliesportiva, circuito de mountain bike, paraciclos, pista de Cooper, pista de caminhada, trilhas, playgrounds, gramado para piquenique e bosque.
O ex prefeito de São Paulo propôs doar o parque a cidade de Cotia no dia de 16 abril de 2013, mas no dia 1º de outubro de 2013, na Câmara Municipal de São Paulo, foi realizada uma audiência pública para discussão do projeto de doação da área e os Vereadores presentes à audiência se manifestaram contrários à doação, assim como representantes de movimentos sociais, como Movimento em Defesa da Granja Viana), Transition Towns Granja Viana e a Rede Nossa São Paulo - segundo os quais o município de Cotia não teria condições de manter o parque.
fonte: Wikipedia 
prefeitura.sp
fotos: Victor de Andrade Lopes Google.







Nenhum comentário:

Postar um comentário