sexta-feira, 5 de abril de 2019

Parque da Juventude

Dom Paulo Evaristo Arns

Avenidas Cruzeiro do Sul, 2630; General Ataliba Leonel, 500 e Zaki Narchi, 1309.

Complexo cultural, recreativo e esportivo localizado na Zona Norte de São Paulo.
Com uma área total de 240.000 m², com um "pedacinho" de Mata Atlântica com 16.000 m² na área central, foi inaugurado em setembro de 2003.
Construído no local onde estava implantado o antigo Complexo Penitenciário do Carandiru, conhecido como "Casa de Detenção" local historicamente marcado por degradação urbana e violência, é composto de três grandes espaços 
(correspondendo as três fases de implantação).
O 1º: Área Esportiva, é de caráter recreativo-esportivo, com quadras poliesportivas, espaços para prática de skate e patins, pistas de cooper, entre outros.
2º: Área Central, recreativo-contemplativo, com trilhas, caminhos ajardinados, passarelas, entre outros elementos que remetem mais à ideia tradicional de "parque". 
3º: Área Institucional, e cultural, onde estão localizadas as Etecs (Escolas Técnicas), com cursos regulares de enfermagem, informática, música, canto, entre outros, e a Biblioteca de São Paulo, de responsabilidade da Secretaria da Cultura.
Governo do Estado para livrar o local do estigma de violência, num ato simbólico, considerou que a construção de um parque cultural, mais durante a apresentação da proposta do projeto, houve diversas críticas de especialistas em planejamento urbano e em políticas públicas referente ao papel que o parque terá no processo de especulação imobiliária da região.
Governo do Estado promoveu um concurso público para escolha do projeto arquitetônico para o Centro Cultural e o parque, que foi vencido escritório do arquiteto Gian Carlo Gasperini, com o a proposta paisagística do escritório da arquiteta-paisagista Rosa Grena Kliass, e a construção ficou a cargo da empresa de engenharia e incorporação Kallas.
fonte: areasverdesdascidades wikipedia
fotos: Peter Louiz ArchDaily TripAdvisor







Nenhum comentário:

Postar um comentário