Estação Júlio Prestes
Localizada Praça Júlio Prestes, 148, no distrito de Santa Cecília, no bairro dos Campos Elísios.
Inaugurada em 10 de julho de 1872 pela Estrada de Ferro Sorocabana.
A antiga estação ficava ao lado da Estação da Luz, o que facilitava o bandeamento do café para a São Paulo Railway, a única ferrovia que fazia o trajeto da capital ao porto de Santos, e denominava-se Estação São Paulo.
A estação ligava a cidade de São Paulo a Piracicaba, Santos e Presidente Epitácio, divisa com Mato Grosso do Sul sacos de grãos de café vindos do Sudoeste e Oeste Paulista e Norte do Paraná para a capital.
Apos seu enriquecimento com o transporte de café, resolveram construir outra estação, renovada e maior.
A estação foi projetada por Cristiano Stockler das Neves e Samuel das Neves em 1925, em função à instabilidade econômica, que afetou praticamente todos os países capitalistas da época, provocada pela Grande Depressão, só foi parcialmente concluída no ano de 1938.
Muito antes de ser concluída a construção por completo em 1930 (área das plataformas) o embarque passou a ser realizado na estação.
Com 25 mil metros quadrados, a estação foi inspirada nos terminais de Nova York Grand Central e Pennsylvania, e projetada pelos arquitetos Cristiano Stockler das Neves e Samuel das Neves.
O projeto em 1927 chegou a ser premiado no III Congresso Pan-americano de Arquitetos e tem características como estrutura de concreto, alvenaria de tijolos, colunas e forros trabalhados marcaram o estilo Luis XVI da construção.
Além disso, o pé-direito alto conferiu à estação uma sensação de luxo e amplitude, com esculturas na torre do relógio e arcos nas janelas.
A plataforma da estação foi construída com estrutura metálica vinda do hangar do zepelim.(?)
No interior da estação existe um jardim clássico francês de 960 metros quadrados, embora no projeto original o espaço devesse ter sido ocupado por um hall cercado de colunas em estilo coríntio e coberto por vitrais — a falta de verbas inviabilizou o imponente hall.
Em 1951 teve seu nome alterado em homenagem ao ex-presidente do Estado de São Paulo Júlio Prestes.
Na década de 1990, o governador Mário Covas, atendendo a um pedido do regente da Orquestra Sinfônica de São Paulo, John Neschling, decidiu restaurar a estação de maneira que o local onde antigamente localizava-se o jardim fosse convertido em uma sala de concertos, a Sala São Paulo.
Além da sala de concertos, a estação é utilizada para transporte público atualmente serve aos trens da Linha 8 da CPTM, que tem como destino final a estação de Itapevi, e abriga ainda a sede da Secretaria de Cultura de São Paulo, e, desde 1999, é a casa de concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
O Condephaat aprovou projeto de ligação interna entre as estações Luz e Julio Prestes, com a construção de aproximadamente duzentos metros de túnel ou passarela, a fim de desafogar a demanda da Estação da Luz.
A Estação Júlio Prestes é considerada um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, por si e por elementos próximos com a Pinacoteca, a Biblioteca Walter Way, o Memorial da Resistência, (que possui registros da época do Regime Militar), que ocupam suas antigas instalações e que foram também ocupadas pelo DEOSP.
Tombada pelo Condephaat resolução: SC 27 de 8/7/99
fonte: wikiédia condephaat.sp.gov
fotos:
Atlantica Hotelsa USP
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