terça-feira, 22 de setembro de 2020

Estação Júlio Prestes


Localizada Praça Júlio Prestes, 148, no distrito de Santa Cecília, no bairro dos Campos Elísios.

Inaugurada em 10 de julho de 1872 pela Estrada de Ferro Sorocabana. 
A antiga estação ficava ao lado da Estação da Luz, o que facilitava o bandeamento do café para a São Paulo Railway, a única ferrovia que fazia o trajeto da capital ao porto de Santos, e denominava-se Estação São Paulo.

A estação ligava a cidade de São Paulo a Piracicaba, Santos e Presidente Epitácio, divisa com Mato Grosso do Sul sacos de grãos de café vindos do Sudoeste e Oeste Paulista e Norte do Paraná para a capital.




Edifício construído, entre 1910-1914, pelo Escritório Técnico de Ramos de Azevedo e sua original ocupação pretendia ser o principal meio administrativo da Associação Central e, em seguida da Estrada de Ferro de Sorocaba. 




Apos seu enriquecimento com o transporte de café, resolveram construir outra estação, renovada e maior. 
A estação foi projetada por Cristiano Stockler das Neves e Samuel das Neves em 1925, em função à instabilidade econômica, que afetou praticamente todos os países capitalistas da época, provocada pela Grande Depressãosó foi parcialmente concluída no ano de 1938.



Muito antes de ser concluída a construção por completo em 1930 (área das plataformas) o embarque passou a ser realizado na estação.


Com 25 mil metros quadrados, a estação foi inspirada nos terminais de Nova York Grand Central e Pennsylvania, e projetada pelos arquitetos Cristiano Stockler das Neves e Samuel das Neves. 
O projeto em 1927 chegou a ser premiado no III Congresso Pan-americano de Arquitetos e tem características como estrutura de concreto, alvenaria de tijolos, colunas e forros trabalhados marcaram o estilo Luis XVI da construção. 
Além disso, o pé-direito alto conferiu à estação uma sensação de luxo e amplitude, com esculturas na torre do relógio e arcos nas janelas. 
A plataforma da estação foi construída com estrutura metálica vinda do hangar do zepelim.(?) 
No interior da estação existe um jardim clássico francês de 960 metros quadrados, embora no projeto original o espaço devesse ter sido ocupado por um hall cercado de colunas em estilo coríntio e coberto por vitrais — a falta de verbas inviabilizou o imponente hall.
Em 1951 teve seu nome alterado em homenagem ao ex-presidente do Estado de São Paulo Júlio Prestes.

Na década de 1990, o governador Mário Covas, atendendo a um pedido do regente da Orquestra Sinfônica de São Paulo, John Neschling, decidiu restaurar a estação de maneira que o local onde antigamente localizava-se o jardim fosse convertido em uma sala de concertos, a Sala São Paulo.





Além da sala de concertos, a estação é utilizada para transporte público atualmente serve aos trens da Linha 8 da CPTM, que tem como destino final a estação de Itapevi, e abriga ainda a sede da Secretaria de Cultura de São Pauloe, desde 1999, é a casa de concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
O Condephaat aprovou projeto de ligação interna entre as estações Luz e Julio Prestes, com a construção de aproximadamente duzentos metros de túnel ou passarela, a fim de desafogar a demanda da Estação da Luz.

A Estação Júlio Prestes é considerada um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, por si e por elementos próximos com a Pinacoteca, a Biblioteca Walter Way, o Memorial da Resistência, (que possui registros da época do Regime Militar), que ocupam suas antigas instalações e que foram também ocupadas pelo  DEOSP.

Tombada pelo Condephaat resolução: SC 27 de 8/7/99

fonte: wikiédia condephaat.sp.gov
fotos: 
Atlantica HotelsGoverno do Estado de São Paulo,  Werner Haberkorn José Rosael/Hélio Nobre/Museu Paulista da USP

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