Guaianases
Lajeado Velho
As origens de Guaianases, e a mesma de Itaquera ambas nasceram de aldeamentos indígenas ate aproximadamente 1820, depois dessa data os índios já estavam extintos e as terras da região nas mão de proprietários particulares.
O distrito ficava as margens da Estrada do Imperador que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro e a Minas Gerais, onde existiam parada e hospedagem para os viajantes.
Um dos registro mais antigos e da chácara do Major Anibal que serviu de estadia para o Imperador Pedro I algumas vezes.
Como era tradição se construiu uma Igreja em homenagem a Santa Cruz do Lajeado Velho, onde hoje está instalada a paróquia de Santa Quitéria.
3 de maio de 1861 foi criado o bairro do Lajeado Velho e uma capela chamada Santa Cruz foi erguida.
Lentamente o local foi crescendo, com a instalação de diversas olarias nas imediações e com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro do Norte mais tarde foi conhecida como Estrada de Ferro Central do Brasil.
Em 1879, foi fundada a nova Capela de Santa Cruz e a antiga teve seu nome alterado para Santa Quitéria, porém viria a ser derrubada em meados do século XX para a construção de um novo templo.
A partir de 1912, vieram os imigrantes italianos e posteriormente os espanhóis, para dedicar-se à extração de pedras através das Pedreiras Lajeado e São Mateus.
Mais tarde, começou o domínio da família Matheus que construiu um grande império no bairro, em 7 de setembro de 1950, Isidoro Mateus fundou o E.C. Santa Cruz de Guaianases, nome que homenageava a Igreja de Santa Cruz, até hoje, o time é considerado histórico dentro do futebol amador do estado de São Paulo e tinha a maior torcida da várzea paulistana. Além disso ficou conhecido como "Galo da Central"
No anos 1920, se tornou mais populoso, as olarias, as pedreiras, e a Estrada de Ferro Norte deram um impulso na economia local.
Em 1957, o distrito recebeu oficialmente o nome de Guaianases, que era a tribo que o habitava.
Guaianases, no extremo leste de São Paulo, já foi apontado como um dos bairros mais precários do município, o distrito de Cidade Tiradentes ainda fazia parte da subprefeitura de Guaianases, então, o distrito agrupava toda essa região também, conhecida como uma das mais carentes do município, uma região que, por muitos anos, fora esquecida pelas autoridades, com muitas favelas e bairros periféricos.
As favelas representam um caso mais complexo, a maioria das ocupações irregulares data de décadas atrás e boa parte das moradias já é de alvenaria.
O distrito conta com o Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, com 3 quadras poliesportivas, 2 campos de futebol e 3 piscinas um telecentro e 1 biblioteca, e recebe aos finais de semana mais de mil pessoas e funciona como um club social.
Alem da CPTM o distrito e servido por inúmeras linhas de ônibus que o ligam ao centro de São Paulo e a diversos bairros e cidades vizinhas.
Seu principal acesso rodoviário e a Avenida Radial Leste.
fonte: wikipedia
fotos: Albert Carlos S Domingos Ademilar Retratos nostágilcos - Guaianases
Nenhum comentário:
Postar um comentário