Vila Medeiros
Vila Medeiros é um distrito situado na Zona Norte do município de São Paulo e pertence à Subprefeitura de Vila Maria -Vila Guilherme.
Localizado entre a Vila Maria, Vila Guilherme, Tucuruvi, Jaçanã, Itapegica e Ponte Grande, os dois últimos, pertencentes à Guarulhos.
Fazem parte do território de 7,7 km² do distrito 13 bairros, são eles: Vila Medeiros, Vila Sabrina, Vila Ede, Vila Munhoz, Jardim Brasil, Jardim Guançã, Jardim Julieta, Conjunto Promorar Fernão Dias, Jardim Neida, Vila Alegria, Vila Elisa, Vila Luísa, Parque Novo Mundo (parte).
O Português, Francisco de Medeiros de Jordão, que adquiriu 68 alqueires de terra na região em 1909 junto às famílias Buono e Rodrigues, e a dividiu, primeiro em grandes chácaras, e logo em seguida em loteamentos, de famílias conhecidas, como os Buono e os Mazzei.
Tempos difíceis para os primeiros moradores, pois os habitantes da região tinham de andar a pé quilômetros ate a Estação do Tucuruvi, e lá tomar o trem da Cantareira.
Contam os primeiros moradores da Vila Ede, que chegaram ao local lá pelas primeiras décadas do século XX. faltava de tudo menos o espírito de luta dos moradores.
Recebeu o nome de Vila Edi por ter sido loteada em terras pertencentes a Ede Mazzei, uma das filhas do grande loteador da Zona norte Henrique Mazzei.
Paroquia de Nossa Senhora do Loreto, inaugurada em 11 de julho de 1954.
A criação da igreja derivou de um acidente aéreo, um
casal de italianos que estava nas proximidades quando ocorreu a queda de
um pequeno avião. Sobreviventes da tragédia, ergueram em nome do bairro
o Santuário.
Somente em 1954 o bairro se ligou ao centro, pelo ônibus da linha Concórdia – Vila Medeiros.
Vila Medeiros é o bairro que mais perdeu moradores
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Prefeitura de São Paulo, o bairro da Vila Medeiros, possuía no início da década de 80, cerca de 160 mil moradores.
Passados 36 anos, a região “diminuiu” e sua população caiu para 135 mil pessoas, um decréscimo de 16,8%. O número de residências também “caiu” de 40.283 para 39.323, e essa redução de moradores foi um dos pontos que nortearam a nova lei de zoneamento da cidade.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação a região e atendida por 14 escolas.
Fontes:wikipedia .spbairros. 32xsp.org educacao.sp. znnalinha .jornalspnorte.
Fotos: saopaulobairros .jornalspnorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário