Ladeira Porto Geral, Sé
Ruas de São Paulo e sua Historia ou Historia do Homenageado.
Ao lado de outras ruas históricas como as "Direita", "Boa Vista" ou "da Quitanda", sobreviveu, na colina histórica de São Paulo.
Começa na Rua Boa Vista e termina na Rua 25 de Março, um terreno inclinado, por isso a denominação de ladeira.
O nome da "Ladeira Porto Geral". Principal caminho para o Rio Tamanduateí ao tempo em que este corria ao lado da Rua 25 de Março, e atendia o Mercado dos Caipiras e o Mercado Grande (ou Mercado Velho) com mercadorias.
A ladeira, por volta de 1780, foi chamada de "caminho que vai para o Tamanduateí", e como era muito comum nos séculos XVII e XVIII, foi conhecida por diversos nomes como "Beco do Barbas" (referência a um antigo barqueiro que residia nas imediações), "Beco da Barra" e "Beco do Quartim" (referência a Antonio Maria Quartim, proprietário de uma chácara na região).
Foi também como "Porto Geral de São Bento", e isso por dois motivos: o primeiro deles deve-se ao fato de que o "porto", além de ficar nas proximidades do Mosteiro de São Bento, era também muito utilizado como atracadouro para as canoas carregadas de mercadorias provenientes das fazendas de São Caetano e que pertenciam ao Mosteiro.
A designação "Porto Geral", Deve-se ao foto de que dos diversos portos ele era o principal, mais não era o único porto no Rio Tamanduateí, tinha ainda o "Tabatinguera", o da "Figueira" e o do "Coronel Paula Gomes", mais nele que atracava mais canoas de mercadorias vindas dos sítios e das roças ribeirinhas e das olarias de São Bernardo.
O "Porto Geral" era, um centro de grande atividade comercial, sempre cheio de tropas e mercadores, tudo isso até 1848, quando então o Rio Tamanduateí começou a ser retificado.
Com o termino das obras em 1896 que com o desaparecimento do "porto", resto, porém, o nome para chamar a nossa atenção deste fato histórico da velha São Paulo.
Logradouro oficializado através do ATO nº 972 de 24 de agosto de 1916.
Fontes: dicionarioderuas wikipedia
Fotos: Galeria de Léo Pinheiro
Muito obrigada por postar esse fato tão histórico!
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