quinta-feira, 5 de agosto de 2021

 

Rua Augusta, Consolação

Ruas de São Paulo e sua Historia ou Historia do Homenageado.


Começa na Rua Martins Fontes com a Martinho Prado e Praça Franklin Roosevelt  e termina na Rua Estados Unidos. Distrito da Consolação , Cerqueira Cesar e Jardim América .

Suas primeiras referências datam de 1875, era apenas uma trilha de terra batida que começava na  Chácara do Capão (altura da Rua D. Antonia de Queiroz) e seguia até o Morro do Caaguaçú, onde hoje e a Av. Paulista.

No mapa da cidade de 1897, e sua representação mais antiga, onde ela já aparece com a denominação de Rua Augusta, embora alguns pesquisadores dizem que a primeira denominação era Rua Maria Augusta, porém, nada de oficial existe a respeito.

O português Mariano Antonio Vieira, proprietário da Chácara do Capão cuja área ele comprou em 05 de abril de 1880, foi o responsável pela urbanização da antiga trilha e a sua consequente transformação em uma rua. 

Na sua propriedade, Mariano abriria o bairro da Bela Cintra e diversas ruas como a Frei Caneca e a Rua da Real Grandeza, atual Avenida Paulista.

Mariano A. Vieira resolveu urbanizar a trilha pois, o novo bairro teria uma via de acesso rápido até o centro da cidade. 

Segundo depoimentos dado entre 1890 e 1891, ele teria dito: "Agora vou abrir a rua por onde os bondes elétricos deverão subir até á Avenida (se referindo a atual Av. Paulista), porque as ruas existentes têm trechos muito íngremes de todo impróprios para transitarem veículos mesmo que sejam bondes elétricos."

O que era um sonho pois os bondes ainda era puxados por tração animal os elétricos só seriam usados a partir de 1900.

Nunca se conseguiu explicar sua denominação, mais o que se entende que o nome não e referencia a nenhuma mulher: e sim aplicar algo como um adjetivo ou título de nobreza ao chamá-la de "Rua Augusta", lembrando que  Mariano ao abrir uma "picada" ao alto do morro do Caaguaçú chamou de Rua da Real Grandeza.

Em 1891 ela já estava aberta entre a Rua Caio Prado e a Avenida Paulista, entre 1910 e 1912  estendida até a Rua Álvaro de Carvalho, sendo oficializada em 1927. 
A Rua Martins Fontes fez parte da Rua Augusta até 1942, ocasião em que foi desmembrada (Decreto Lei n.º 153/1942). 

Do lado oposto - em direção aos Jardins - seu prolongamento até a Rua Estados Unidos foi oficializado em 1914. 

Era para jovens paulistanos na década de 1960, glamour e diversão, a partir da década de 1970, começou a adaptar-se às mudanças, dado o pesado tráfego de automóveis e ônibus e a criação de inúmeras galerias e centros comerciais, aliado à falta de estacionamento.
E dessa época a musica de Ronnie Cord, Ronald Cordovil, falecido em 1986:

Legislação Municipal, Acervo do Arquivo Histórico Municipal e VIEIRA, Antonio Paim - Chácara do Capão, In "Revista do Arquivo Municipal", Vol. CXVIII, São Paulo, Departamento de Cultura, 1952. O Ato 699, de 7 de julho de 1914 estende a denominação até o loteamento Jardim América. Pelo Ato 972, de 24 de agosto de 1916 o nome da via ficou reconhecido como oficial por constar na Planta da Cidade produzida nesta época pela Divisão Cadastral da "Directoria de Obras e Viação" da Prefeitura.

Fonte: dicionarioderuas wikipedia

Fotos: FrancisW Vinicius Reis Guilherme B Alves 
pinterest 
passosaugust

1932





1940



Anos 1960




Anos 60 (olha os cabelos)


1965





Esquina com Luiz Coelho

Acarpetada 1973

Acarpetada 1973

Esquina com a Paulista



Nenhum comentário:

Postar um comentário