sexta-feira, 30 de julho de 2021


Ruas de São Paulo e sua Historia ou Historia do Homenageado.


A rua Conselheiro Crispiniano aberta no Morro do Chá, propriedade do Barão de Itapetininga. 
No dia 21 de Abril de 1863, a Câmara Municipal autorizou a desapropriação de área para uma passagem  entre o Paissandu e a rua da Palha, atual Sete de Abril. 
Ate 1873, esta rua ainda não tinha sido aberta e o Ten. Cel. Fernando Braga, determinou a Câmara que a direção da rua deveria seguir pelo lugar já demarcado, ao lado da Chácara do senador Queiroz. 
Em 1904, os proprietários de terrenos nesta rua receberam favores fiscais da prefeitura para edificações, visando a integração de espaços vizinhos com o Teatro Municipal.
Nome oficializado pelo ATO nº 972, de 24/08/1916, embora a rua já fosse conhecida por essa denominação, desde a morte do Conselheiro.

João Crispiniano Soares, nasceu em 24 de julho de 1809 na freguesia de Conceição de "Guarulhos", vizinha a São Paulo. 
Filho de pais pobres, ainda novo consegue emprego na Tesouraria da Fazenda, embora em cargo subalterno.
Consegue apesar de grandes dificuldades matricular-se na Faculdade de Direito, logo nos primeiros anos torna-se um dos mais distintos alunos, recebe no seu 3º ano um prêmio de mérito literário. 
Bacharelou-se em 1834 e, em 1835, conquista o título de doutor.
Em1836 e nomeado professor da mesma Faculdade, onde lecionou Prática logo após foi escolhido para dirigir a cadeira de Direito Romano, onde se destacou por seu grande conhecimento da cultura jurídica. Fora da Academia, também exerceu brilhantemente vários cargos: Inspetor da Tesouraria, delegado de Polícia e juiz municipal suplente. 
Em 1854 presidiu a Província de Mato Grosso, em 1863 a de Minas Gerais, em 1864 a do Rio de Janeiro, e a de São Paulo, de 7 de novembro de 1864 a 18 de julho de 1865. 
Foi ainda, vereador, deputado e presidente da Câmara Municipal de São Paulo nos anos de 1838 a 1847 e deputado da Assembleia Geral por Mato Grosso em 1848. 
Na presidência da Província de São Paulo, prestou relevantes serviços e organizou o 7º batalhão de "Voluntários paulistas", Batalhão que primeiro marchou para as campanhas do Paraguai. 
Aposentou-se no cargo de professor da Faculdade em 1873 . 
Faleceu em São Paulo em 15 de agosto de 1876.

fonte: dicionarioderuas
fotos: 
Mapio 
Pinterest 
Lembranças de São Paulo 
Foursquare

Palacete Jose Paulino, depois Comando Militar do Sudeste, localizava-se ao lado do Cine Marrocos. 



1916





Esquina com São João

1950



Cine Marrocos

Mappin esquina Conselheiro com Pça. Ramos e Barão de Itapetininga

Cine Marrocos

Esquina com São João








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário