"Largo do Arouche, Consolação"
Ruas de São Paulo e sua Historia ou Historia do Homenageado.
Tenente General José Arouche de Toledo Rendon, paulistano formado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi comandante militar das Vilas do norte de São Paulo entre 1813 e 1820, participou das lutas pela Independência, Deputado Constituinte, e Primeiro Diretor da Faculdade de Direito de São Paulo.
Introdutor da cultura de Chá em São Paulo, transformou suas terras que hoje correspondem a área hoje conhecida como Vila Buarque, em uma imensa plantação de Chá com mais de 54 mil pês.
Por volta de 1810, implantou uma praça para exercício que ocupava uma área que englobava os atuais Largo do Arouche e a praça da Republica, o seu centro havia uma pequena lagoa que foi aterrado no final do século XIX, e no mesmo ano abriu as primeiras ruas que ligavam a suas terras atual Av. São João.
A praça ficou conhecida como Praça da Legião depois Tanque do Arouche".
Em 1865 o vereador Malaquias Rogério de Salles Guerra, ao realizar uma revisão dos nomes das ruas de São Paulo, alterou aquela denominação para "Campo do Arouche".
No final do século XIX, após calçamento e urbanização passou a ser conhecido como "Largo do Arouche".
Em 1910 (Lei 1.312 de 26/04) parte do largo, entre as ruas do Arouche e Sebastião Pereira passou a chamar-se "Praça Alexandre Herculano". Em 1913, através da Lei 1741 de 18/09, revogou-se a Lei 1.312 e todo o espaço voltou a ter a denominação de "Largo do Arouche".
Nenhum comentário:
Postar um comentário