sexta-feira, 16 de julho de 2021

 

Avenida Sapopemba, Água Rasa 

Ruas de São Paulo e sua Historia ou Historia do Homenageado.


Conhecida como "Estrada de Sapopemba" e foi aberta por volta de 1880 para fazer a ligação entre os diversos sítios, chácaras e fazendas da região, a urbanização de São Paulo não ia além da Vila Gomes Cardim, a Vila Regente Feijó , onde tem início a Av. Sapopemba, ainda não existia. 

Sapopemba significa "raiz angulosa, com protuberâncias".

No século XIX, existiam diversas estradas "rurais" que faziam a ligação do núcleo urbano de São Paulo com diversas localidades. Assim era a "Estrada de Sorocaba" (hoje R. da Consolação e a sua derivação para Pinheiros) e a "Estrada de Jundiaí" (hoje um trecho da Avenida São João, General Olímpio da Silveira e a sua continuação pela Água Branca). Todas essas antigas estradas (hoje Avenidas) sofreram alterações em seus traçados e, principalmente, em suas denominações, daí a importância da Av. Sapopemba para a cidade de São Paulo. 

Com apenas algumas retificações, permanece com seu traçado original e, mais importante, conserva a sua  denominação, SAPOPEMBA.

No século XIX, a Estrada de Sapopemba era uma estrada de terra batida utilizada por tropeiros e pequenos sitiantes que por ela faziam chegar seus produtos até a cidade.

No final do século XIX e inicio do XX, o rápido crescimento e  a urbanização pelo qual passou a cidade naquele período, surgiram diversos loteamentos entre a Moóca e o Tatuapé, a Vila Formosa e a Vila Prudente, mais todos respeitando a tradição da "Estrada hoje Avenida, conservaram o seu traçado.

Entre os anos 1910 e 1930 surge uma gleba que ficou conhecida como Fazenda Sapopemba que deu origem ao atual Bairro de Sapopemba.

Ate 1940 conservava a denominação de Estrada do Sapopemba o que desagradava aos moradores que fizeram um movimento para a troca de estrada para avenida, o então vereador Jânio da Silva Quadros apresentou um projeto para a alteração que não foi aprovado pela Câmara.

Novo projeto e apresentado em 1952 pelo vereador Farabulini Jr., e aprovado no dia 19 de maio de 1954, e  no dia 3 de junho de 1954, o já Prefeito Jânio Quadros sanciona a Lei 4.484 que alterava o nome de "estrada" para "Avenida Sapopemba".



Estrada do Sapopemba já em Ribeirão Pires.



Nenhum comentário:

Postar um comentário