AVENIDA GUAPIRA
Ruas de São Paulo e sua Historia ou Historia do Homenageado.
A história da Av. Guapira, remonta aos séculos XVI e XVII sendo conhecida como "Estrada do Guapira", no "Mapa Oficial da cidade de 1927" já aparece com essa denominação.
Naquela época, ela "começava na Estrada da Cantareira e terminava na Estrada de Vila Galvão". como "estrada" ela permaneceu até 1961, o Decreto nº 5.237 de 08/11/1961, atribuiu-lhe a condição de Avenida.
No ano de 1970, através da Lei nº 7.581 de 31/12/1970, sua denominação, passou a ser Av. Dra. Diva Chaves de Faria,(Decreto nº 9.745 de 08/12/1971) poucos meses depois, através da Lei nº 7.713 de 23 de Março de 1972, voltou a se chamar Av. Guapira.
Atualmente começa na Avenida Tucuruvi, esquina com Av. Ataliba Leonel, e termina na Avenida Antônio Cesar Neto, em frente o E.E. Júlio Pestana.
Guapira, originalmente, o nome de um pequeno rio que desaguava no Rio Cabuçú, na divisa entre São Paulo e Guarulhos e identificava toda a região que hoje conhecida como "Jaçanã".
Desde a fundação de São Paulo de Piratininga, o "Guapira" era trilhado pelos bandeirantes e sertanistas que seguiam rumo ao "Cabuçu" na Freguesia da Conceição dos Guarulhos e daí, para Mairiporã, Atibaia e Minas Gerais.
A trilha ou estrada por eles utilizada era, desde aquela época, chamada de "Estrada do Guapira", na língua Tupi, Guapira significa "começo do vale" ou "as cabeceiras, as nascentes", geralmente de um rio.
Fonte: dicionarioderuas
Fotos:
Padaria Aguiar esquina com Rua Tanque Velho. |
Paroquia Santa Terezinha. |
Esquina com Rua Parambu |
Nenhum comentário:
Postar um comentário