quinta-feira, 16 de setembro de 2021

 

Avenida Liberdade.

Ruas de São Paulo e sua Historia ou Historia do Homenageado.


Começa na Praça 7 de Setembro e termina na Rua São Joaquim. B. Liberdade.

Essa avenida teve diversas denominações: a primeira foi "Rua da Pólvora" pois por ela se chegava à Casa da Pólvora, construída em 1754, no atual Largo da Pólvora. 

Em 1775  com construção da "Forca" utilizada para cumprir as penas de morte, o povo deu-lhe o nome de "Rua da Forca", alguns que não gostavam da denominação  a chamavam de "Rua de Cima".

Em 1810 este logradouro tomou o nome de "Rua do Cônego Leão", pois ali residia o Cônego Leão José de Sene.

Em 1810, a região da avenida e a própria avenida foram loteadas, e foram construídos muitos chalés e casas, sendo esta uma das primeiras povoações em massa do local.

Em 28/11/1865, o vereador Malaquias Rogério de Salles, propôs e o logradouro tem seu nome alterado para  "Rua da Liberdade",  em 1952 e alterada em definitivo para Avenida da Liberdade. 

O nome Liberdade, ainda é motivo de muita controvérsia entre os estudiosos, mais descartadas algumas versões fantasiosas, o fato concreto é que esta denominação foi primeiro aplicada a um chafariz localizado no Largo de São Francisco.

Cândido Gonçalves Gomide vereador para comemorar a abdicação de D. Pedro I, sugeriu a alteração de diversas ruas e praças na cidade, uma delas, a alteração do antigo "Largo do Curso Jurídico" (atual Largo de São Francisco) para "Praça da Liberdade".

A Câmara Municipal não aprovou mais alterou o nome do chafariz ali existente, para Chafariz da Liberdade.

Segundo o historiador Nuto SantAnna, "desse chafariz se originou o nome da rua, do largo e do bairro da Liberdade" (São Paulo Histórico, pg. 23). 

No dia 29/10/1858, foi publicado o Edital "A Câmara Municipal faz saber aos seus habitantes que em Sessão do dia 28 do corrente, deliberou chamar-se Praça da Liberdade, o largo da Forca onde se acha collocado o Chafariz da Liberdade".

Portanto, foi primeiro denominada a "Praça da Liberdade", antes da própria Rua (hoje Avenida), por que, diziam os vereadores, ali estava localizado o Chafariz da Liberdade. E esse é o grande motivo da polêmica: esse mesmo Chafariz não estava no Largo de São Francisco? O historiador Célio Debes chama a atenção para esse fato dizendo que provavelmente existisse outro chafariz com o mesmo nome no antigo Largo da Forca e que, talvez, o seu nome tivesse outro significado (Boletim da Academia Paulista de História).

O futuro Bairro da Liberdade era, no século XVII, para onde os escravos que fugiam de seus donos e se abrigavam.

Em 1908 o Brasil recebeu diversos imigrantes japoneses, chegados pelo navio Kasato Maru no porto da cidade de Santos, litoral paulista, em sua maioria fixou moradia na avenida da liberdade e proximidades.

Uma das historias consideradas fantasiosas se refere ao:
Chaguinhas um cabo do exército português, líder de uma revolução contra o domínio português no Brasil, ocorrida em 1821, um ano antes da independência. Chaguinhas foi condenado à forca no Largo, porém milagrosamente, a corda de sua forca foi arrebentada. As 10 mil pessoas que o assistiam gritaram: Liberdade! E detalhe: isso aconteceu 2 vezes, provando que era um sinal divino de sua inocência. Hoje ele é considerado um Santo. E a partir daí que o Largo da Forca passou a ser chamado de Praça da Liberdade. Daí também vem o nome da Rua da Liberdade (mais tarde avenida) e do Bairro.

Fonte: dicionarioderuas wikipedia
Fotos: Dornicke  Luis Dantas  
descubrasampa 
istockphoto















Nenhum comentário:

Postar um comentário