quinta-feira, 9 de setembro de 2021

AVENIDA BRIGADEIRO FARIA LIMA

Ruas de São Paulo e sua Historia ou Historia do Homenageado.


Distrito: Pinheiros

Começa na Avenida Pedroso de Morais e Termina na Avenida Hélio Pellegrino, antiga rua Iguatemi. Ato 3.629, de 1937, Ato 1.523/38, 
Oficializada  pela Leis nº 7.104, de 03 de janeiro de 1968, Lei 7.367, de 02 de outubro de 1969. Decreto nº 36.209, de 09 de julho de 1996 e sua denominação foi oficializada pelo Decreto nº 8.716, de 16 de março de 1970, a nova artéria, que se chamaria Radial Oeste, recebeu o seu nome.
Em 25 de maio de 2010, foi inaugurada a Estação Faria Lima, da Linha 4-Amarela do metrô. 
Importante centro comercial e financeiro, que rivaliza com o Centro, a avenida Paulista e a região das avenidas Luís Carlos Berrini e Nações Unidas.

Aparece  na Planta de1927 - com a antiga denominação rua Iguatemi.

José Vicente de Faria Lima, nasceu em Vila Isabel, Rio de Janeiro, em 07 de outubro de 1909, filho de família muito humilde, aos 21 anos de idade iniciou sua carreira na Força Aérea Brasileira, ainda no Colégio Militar, já  mostra ser um aluno muito aplicado.

Na Aeronáutica participou dos cursos: aviador militar, observador e engenharia aeronáutica, fez especialização em engenharia na Escola Superior de Aeronáutica da França. 

Nos anos 1930, juntamente com Eduardo Gomes e outros, voou muito pelo interior do país, fazendo as linhas do Correio Aéreo Nacional.

Como assistente técnico do então Ministro Salgado Filho, participou da criação do Ministério da Aeronáutica, foi chefe da comissão da Aeronáutica nos EUA e comandante do Campo de Marte. 
A pedido de Jânio Quadros, assumiu a presidência da VASP. 

Em março de 1965 foi eleito prefeito de São Paulo, sua administração foi marcada pelas diversas obras, entre elas as Marginais Tietê e Pinheiros, Av. Sumaré, Radial Leste, Av. 23 Maio, Av. Rubem Berta, o início do metrô, além de obras nas áreas de saúde, educação, bem estar social, etc.

Faleceu no dia 04 de setembro de 1969.

"Com o atraso da entrega e o aumento dos custos, as informações constantes de uma placa conjunta do Governo Abreu Sodré e da Prefeitura foram alteradas com tinta branca. Maluf brincou com o atraso em seu discurso, dizendo que poderia ter sido escrito um livro sobre a obra, com o título "Odisseia da Construção de uma Avenida". Poucos minutos após a nova via ser aberta, operários começaram a quebrar o asfalto na esquina com a Avenida Cidade Jardim, em busca das tampas de ferro das galerias subterrâneas, cobertas durante o asfaltamento, promovido às pressas.

Além disso, em frente ao Shopping Center Iguatemi haviam sido fechados buracos cujas obras não estavam prontas, que teriam de ser abertos novamente. "Em poucos dias, irão reabri-los, mas, então, a inauguração já terá passado", contou um morador da região ouvido por O Estado de S. Paulo. O jornal, entretanto, destacou os aspectos positivos da avenida, considerada "muito boa", como a marcação das faixas em relevo, faixas de pedestres (embora nenhuma delas com semáforo) e iluminação feita por postes altos, com luz de mercúrio. Os dois únicos semáforos da avenida inteira ficavam no início (à época, a Avenida Cidade Jardim) e no fim (à época, a Avenida Rebouças)."

"Texto do Site Wikipedia"

Fonte: dicionarioderuas.
Fotos: Wilfredor Alexandre Giesbrecht 
gowork

1928




1969

1970








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