segunda-feira, 11 de outubro de 2021

RUA BOA VISTA

Ruas de São Paulo e sua Historia ou Historia do Homenageado.


Imagina a cena, você andando no alto de uma bela colina, com uma visão deslumbrante onde se avista um belo vale com um rio serpenteando no meio dele, formando uma várzea verde, por esse rio chegam mercadorias e mantimentos vindos de lugares longínquos e outros de bem pertinho.

Essa era o que vislumbrava quem trafegava pela Rua Boa Vista, no inicio do século 18, uma das mais importantes do centro da Cidade de São Paulo.

Por esse motivo o próprio povo deu a ela essa denominação, talvez a única rua do centro que permanece ate hoje com o nome dado pelos habitantes comuns da cidade uma vez que desde 1711 primórdios do século 18 ela era conhecida com este nome. 

Dela, os frequentadores, podiam observar sua bela paisagem: a Várzea do Carmo, hoje Parque. D. Pedro II, os bairros do Brás e Pari, bem como um horizonte que chegava às encostas da Serra da Cantareira, uma "boa vista" das atuais zonas Norte e Leste da cidade. 

No inicio do século XVII, o tráfego pela “Boa Vista”: foi fechado a pedido dos padres beneditinos, e a Câmara fechou a “estrada para o Guaré” hoje região da Luz, no começo da atual Rua Florêncio de Abreu, sob a alegação que estrada tomava parte do quintal do mosteiro, sendo reaberta somente, em 1782.

Nesse período a Rua Boa Vista que era o melhor caminho para se ir da “cidade” para a Luz, deixou de ser usada, ficando então relegada ao quase abandono.

As poucas casas que ali existentes eram casebres, só moravam pobres e escravos forros, na década de 1740, por causa de uma epidemia de varíola, ela foi interditada, por ter ali muitos focos da doença, caudados pela pouca higiene  dos moradores.

 a partir de 1890, foi deixando de ser uma “rua de subúrbio”, para se tornar uma rua importante para o  comércio e o setor financeiro da cidade.

Hoje, já não se pode observar nada dessa "boa vista" devido ao grande número de edifícios, sobrando muito pouco para ser visto de cima do viaduto Boa Vista, que a liga ao Pátio do Colégio e marca seu inicio.

Nome oficializado pelo Ato 972, de 24 de agosto de 1916, outras legislações: Lei nº 3.757, de 20 de maio de 1949.
uma das poucas ruas de São Paulo que não consta um nome anterior.

Fonte: dicionarioderuas saopauloesuasruas
Fotos: 
pinterest 
Brazil Photo Press 
saopauloesuasruas


Rua 15 de Novembro, esquina com rua Boa Vista – 1905 – Nessa época, a Boa Vista, tinha seu início na rua 15, quadra que a partir do final dos anos 20, passou a ser a rua 3 de Dezembro.




Teatro Santana – 1910 – Estava situado bem no atual cruzamento da 3 de Dezembro com a Boa Vista.


1916








1932







1951







Nenhum comentário:

Postar um comentário