Avenida Rebouças, Jardim Paulista
Ruas de São Paulo e sua Historia ou Historia do Homenageado.
Começa na Rua da Consolação e termina na Avenida Nações Unidas, aberta em 1916, e seu traçado remonta a trecho do antigo Caminho do Peabiru, nomes anteriores: Rua Dona Antônia Eugenia, Rua Itapirissu, Rua Boaventura Rosa.
Faz a ligação da Avenida Paulista com a Marginal Pinheiros, um dos principais eixos rodoviários e de transporte público da cidade.
A avenida (originalmente chamada rua Doutor Rebouças) foi nomeada em homenagem ao abolicionista e engenheiro baiano André Rebouças, nascido negro e de família livre, e seu irmão, o também engenheiro Antônio Pereira Rebouças Filho.
Cruza com a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, e nela se situa a Estação Oscar Freire, no cruzamento com a Rua Oscar Freire.
Oficializada pelo Atos nº: 972 de 24/08/1916, Ato 821 de 13/03/1935, Ato 1.248 de 15/04/1937 e pelo
Decreto-Lei 160 de 09/07/1942 e Lei nº 3.886, de 04 de maio de 1950.O Processo nº Nº 78606/41 é o que trata da oficialização do nome.
Antônio Pereira Rebouças Filho nascido na cidade baiana de Cachoeira em 13 de junho de 1839,filho de Antônio Pereira Rebouças (1798-1880) e de Carolina Pinto Rebouças.
Em 1842, a família Rebouças muda-se para o Rio de Janeiro e em 1854 Antônio e seu irmão André ingressam no curso de engenharia da Escola Militar, concluindo em 1858.
O pai autodidata obtém o direito de advogar, e e escolhido para representar a Bahia na Câmara dos Deputados em varias legislaturas, e também conselheiro de Dom Pedro II; a mãe, Carolina Pinto Rebouças, era filha do comerciante André Pinto da Silveira.
Os Rebouças concluem o curso de engenharia e são promovidos a primeiro-tenente e recebem a "Carta de Engenheiro Militar", premiados com uma bolsa de estudos, os dois irmãos embarcam para a Europa em 1861.
Em 1863 retornam ao Brasil, onde Antônio e nomeado para inspecionar as obras das fortificações de Santos, Paranaguá e Santa Catarina.
Antônio foi também o responsável pela construção da Estrada de Ferro de Campinas a Limeira e Rio Claro, da ponte de ferro sobre o rio Piracicaba (a primeira em concreto armado do país) e da Estrada de Ferro Antonina - Curitiba, no Paraná, concluída em 1873.
Juntos novamente os Rebouças foram os responsáveis pela criação da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, as soluções encontradas para transpor os obstáculos da Serra do Mar foram consideradas um feito para a época e a malha ferroviária é reconhecida hoje como a maior obra da engenharia férrea nacional.
Em 1871, Antônio Rebouças funda a Companhia Florestal Paranaense, localizada próxima ao traçado da então futura ferrovia Curitiba-Paranaguá e considerada a primeira grande empresa madeireira do Paraná. Faleceu na cidade de São Paulo prematuramente em 24 de maio de 1874, com apenas 35 anos de idade, vítima de febre tifoide.
Fontes: dicionarioderuas. wikipedia.
Fotos: Sérgio Valle Duarte
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