sábado, 3 de março de 2018

E.E. DOM PEDRO II

Rua Marta, 33  Barra Funda


O projeto de Ramos de Azevedo do século XIX para Campinas, foi usado também para essa escola em Perdizes, um edifício de dois pavimentos construído em 1919 com  planta simétrica básica e fachadas diferenciadas.
Faz parte de um conjunto de 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930 que compartilham significados cultural, histórico e arquitetônico que expressam o caráter inovador e modelar das políticas públicas educacionais, e reconhecem o papel do Estado na promoção do ensino básico, (dito primário), e a formação de professores bem preparados para tal função. 
Conjunto arquitetônico  de técnica construtiva simples, consolidando o uso de alvenaria de tijolos e a linguagem estilística que simplificou os atributos da tradição clássica acadêmica. 
O programa pedagógico distribuía essencialmente salas de aulas ao longo de eixos de circulação em plantas simétricas, que aos poucos se firmaram em projetos arquitetônicos padronizados que se repetiam com pouca ou nenhuma variação em mais de um município.
No site do Condephaat essa escola consta como localizada no Bairro de Perdizes.
Tombado pelo Condephaat em  21/07/2010
fonte: condephaat.sp
fotos:Wikimedia Commons googlemaps



Nenhum comentário:

Postar um comentário