sábado, 28 de abril de 2018

Esporte Clube Pinheiros

Rua Angelina Maffei Vita, 493   Jardim Europa

Fundado  em 7 de setembro de 1899, com o nome de Sport Club Germânia por Hans Nobiling, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, O. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros.
Em 19 de agosto de 1899, Hans Nobiling, e grupo de amigos de diversas nacionalidades, resolveram fundar uma equipe de futebol, nascido na Alemanha, desejou que seu time recebesse o nome de Germânia, mas como havia portugueses, espanhóis e italianos, entres outras nacionalidades, como não conseguiram a aprovação dos demais, Hans, e os irmãos Wahnschaffe, afastaram-se da equipe e dezoito dias depois os três mais alguns amigos, fundaram a sua própria equipe o Sport Club Germânia.
No decorrer da Segunda Guerra, quando o governo do Brasil proibiu que equipes existissem com nomes de outros países o Sport Club Germânia tornou-se o Esporte Clube Pinheiros, nome do rio onde, até os anos 1930, os associados faziam competições de remo, nadavam e descansavam.
Ainda com o nome de Sport Club Germânia disputou 26 vezes o Campeonato Paulista de Futebol, sendo campeão em 1906 e 1915, seu principal jogador foi Arthur Friedenreich, o primeiro craque do futebol brasileiro.
Depois do final da Segunda Guerra Mundial optou por se dedicar somente a areá social e esportes amadores, 
principalmente na natação e no judô, onde vem sendo o maior clube brasileiro desde meados de 2000.  

Hoje conta com 35 modalidades esportivas e tem 39 mil sócios, em uma área de 170 mil metros quadrados, sendo 80 mil m² de área verde.
Foi sede da disputa do torneio de tênis nos Jogos Pan-Americanos de 1963, e é atualmente o maior clube poliesportivo da América Latina, além de ser um dos maiores campeões em diversas modalidades esportivas, sendo responsável por 12 medalhas olímpicas brasileiras.
fontes: wikipedia ecp.org.br
fotos: .fotosedm.hpg. ecp.org.br



SC Germânia x SC Internacional (SP) em 1899.  No antigo páteo do Bom Retiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário