quinta-feira, 5 de abril de 2018

Solar dos Andradas

Rua Alfredo Pujol, Santana.



“Neste antigo Solar dos Andradas, José Bonifácio redigiu em 1821, a mensagem do “Fico”, de importância decisiva para Independência do Brasil. Em 6 de Abril de 1938, centenário do falecimento do Patriarca, a Prefeitura de S. Paulo, pelo seu Departamento de Cultura, rememorando o feito, entrega este bronze à guarda do Exército Nacional.
(Placa ofertada ao Exército Brasileiro pela Prefeitura de São Paulo em 1938, afixada no Corpo da Guarda do CPOR/SP)
Na colina de Santana os jesuítas instalaram a sede da fazenda, para servir de convento, era uma construção do tipo Solar, e tinha anexo uma capela dedicada a Sant'Ana.
A primeira referencia que se tem dessa construção data de 1734, mas com a expulsão dos jesuítas seus bens foram transferidos para a Coroa em 1761, e não se tem informações de seu uso ate 1820, quando era ocupada pelos conselheiros, José Bonifácio de Andrada e Silva e seu irmão Martim Francisco.
As atitudes das cortes desencadeiam os acontecimentos pró-independência, e como resultado da ação, o Clube da Resistência, organizado no Rio de Janeiro, envia emissários a São Paulo e Minas Gerais, o portador da missiva a São Paulo era Pedro Dias Paes Leme, que aqui chegou na noite de 23 de dezembro, dirigindo-se imediatamente para Santana cumprindo a missão que lhe fora confiada.
José Bonifácio na época vice presidente da Província de São Paulo e seu irmão Martim Francisco secretario e Pedro Dias Paes Leme, na madrugada do dia 23 de dezembro de 1821, redigem um, documento conciso e sintético, porém cheio de energia política e habilidade diplomática, exigindo a permanência de D. Pedro no Brasil, no dia seguinte colhem varias assinaturas, e encaminham o documento ao Rio de Janeiro.
A Representação dos paulistas foi fator preponderante para a decisão de D. Pedro, efetivada em 9 de janeiro de 1822, conhecida a partir de então como o Dia do Fico.
Em 1850, Seminário dos Educandos de Santana, uma escola pública foi instalada no Solar ali ficando ate 1875, quando o governo do Estado aproveitou o prédio para ali instalar o hospital de variolosos. com a mudança do hospital em 1892, o "Tramway da Cantareira ali instalou suas oficinas ali ficando somente ate 1894.
Em 1894, foi transformado em quartel das tropas federais de São Paulo sendo sua 1ª unidade o 3º Regimento de Artilharia de Campanha, e a seguir todas as forças do Exército estacionadas em São Paulo.
Foi demolido em 1915 e reconstruído em 1917 reinaugurado em 15 de novembro, com a instalação da 1ª Companhia do 43º Batalhão de Caçadores, depois foram construídos dois pavilhões laterais que abrigaram as 2ª e 3ª Companhias.
Foram construídas as garagens em 1941 e em 1946 demoliu-se um pavilhão para a instalação da Companhia de Metralhadoras, atual Companhia de Comando e Serviços do CPOR/SP
Fonte: cporsp.eb
Fotos: cporsp.eb googlemaps.

O Solar


Fazenda Santana

Inauguração do CPOR/SP em Santana (1948)

Foto antiga da fachada do CPOR/SP
Atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário