terça-feira, 3 de abril de 2018

Fazenda Biacica

Estrada da Biacica, 756 – Itaim Paulista – Distrito Jardim Helena

 

Construída no final do seculo XVII, a porta principal tem aproximadamente três metros é possível ver a data de 1682 gravada no arco superior.
Um belo conjunto de palmeiras imperiais, jerivás, e outras belas árvores ornamentais centenárias adornam o caminho até a frente da casa.
Exuberante alpendre frontal protege as paredes de taipa e magníficos azulejos portugueses  representam em belos painéis, desenho de dois momentos da historia do Brasil, a direita de quem olha a casa de frente a chegada dos Portugueses em São Paulo em 1532, e a esquerda índios sendo catequizados pelos jesuítas em 1554. 
O casarão da fazenda foi construído com base na arquitetura portuguesá que segundo registros históricos, pertenceu à Domingos de Góes, um explorador, teria recebido da coroa portuguesa,em 1611 esse lote de terra as margens do riacho Imbiacica (dai o nome da fazenda), atualmente conhecido como córrego do Lajeado.
Mas já em 1621 documentos atestam a posse definitiva do terreno aos padres da Ordem de Nossa Senhora do Carmo.
A capela da casa foi erguida em 1682, quando Dom José de Barros Alarcão, bispo de São Paulo, nomeou o padre Pedro Godoy como o primeiro vigário do local, de acordo com informações históricas da região.
Uma capela de taipa com invocação de Nossa Senhora de Biacica foi construída no mesmo ano de 1682.
Existem registros de que que a fazenda pertenceu a Família  
Fontoura, que fez modificações no ano de 1952 quando teriam colocados os dois painéis citados acima e . ganhou novos cômodos ao redor e uma varanda na frente.
escritor Mário de Andrade em 1937, a visitou como técnico do IPHAN (Patrimônio Histórico) e sugeriu seu tombamento que só foi efetivado em 1994.
Essas  informações são do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que e o responsável por essa área, e também tem projeto para que o  local seja transformado em breve, segundo o DAEE, em Núcleo de Lazer, Cultura e Esporte do Jardim Itaim Biacica.
O maior parque linear do mundo
Uma vez concluído fara parte, do Parque Várzeas do Tietê que será o maior parque linear do mundo, com 107 quilômetros quadrados de área, de acordo com o DAEE. 
O projeto prevê a construção de 33 centros de lazer, esportes, cultura, recreação e educação ambiental, que beneficiarão diretamente mais 3 milhões de moradores da zona leste da capital e dos municípios de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.
Fontes: prefeitura.sp saopaulosao 3.bp.blogspot .sampainesgotavel
Fotos: 
 DAEE itaimpaulista acervoitaimecuruca saopaulosao

Detalhe de azulejo decorado de uma das casas da fazenda.


Área da fazenda.

Antiga piscina abandonada.



3 comentários:

  1. A informação está equivocada. A índia Bartira (filha do famoso índio Tibiriça) casou-se com o português João Ramalho. O mesmo era aliado de seu pai para a colonização portuguesa.

    Pequerobi era seu TIO (irmão de Tibiriça).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa informação está na foto original,
      que não é de minha autoria e como a foto tem direito autoral, não alterei.

      Excluir