quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Cemitério do Araçá

Av. Dr Arnaldo, antiga Estrada do Araçá

Antes de completar 40 anos o cemitério da Consolação já apresentava superlotação, e a prefeitura se viu obrigada a abrir uma nova necrópole, e o local escolhido foi a apenas 1 quilometro do cemitério da Consolação, com área é de 222.000 m², divididos entre os bairros do Pacaembu no distrito da Consolação.
O que era a opção mais econômica para a camada emergente da população, se transformou num cemitério elitizado.
Conta hoje com sepulturas imponentes, o que demonstra o grande poder econômico de seus sepultados. 
Esta Necrópole juntamente com os Cemitérios da Consolação e o Cemitério São Paulo são os mais elitizados da Capital.
Abriga um enorme acervo de esculturas entalhadas em seus mausoléus, esculturas egípcias, anjos, serafins, querubins de mármore e bronze, e também muitas árvores e pássaros.
Abriga ainda o mausoléu da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde estão enterrados somente policiais que morreram em ação, construído em 1950 conta parte da historia da Gloriosa PMSP.
Algumas personalidades que foram sepultadas no Araçá: Adib Jatene,  Assis ChateaubriandBlota JúniorCacilda BeckerFélix Miélli Venerando(O Goleiro),José Carlos Pace(o Piloto de F1), Mário Kozel Filho (morto por terrorista integrantes da VPR) e muitos outros.
Também o túmulo de João dos Santos Franco Sobrinho (1943-1946), conhecido como "Menino Guga"considerado um Santo popular, contam as lendas populares que ele começou a falar aos seis meses e a escrever aos dois anos, e ainda teria previsto sua morte, muitas pessoas visitam esse jazigo para pedir milagres e oferecem pirulitos, brinquedos e balas ao "Grande Guga".
fonte: cemiterio.net wikipedia
fotos:  DANIEL GUIMARÃES cemiterio.net Band Noticias






Nenhum comentário:

Postar um comentário