sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Jaçanã

Uroguapira assim era conhecido ate 1870, porque se imaginava que haveria ouro por aquelas paragens, e esse e o primeiro registro que se tem do distrito, mas tudo não passou de um boato, mas iniciou a formação do local que ficou a partir dessa data conhecido como Sitio Guapira nome dado pelos índios que habitavam a região da Serra da Cantareira.
Em 1º de junho de 1930, o bairro recebeu o nome atual, devido à grande quantidade de aves da espécie jaçanã.
Em 1874, os primeiros leitos do Hospital Geriátrico D. Pedro II (Av. Guapira, 2.674) foram instalados para atender a mendigos e idosos, na época, o hospital era conhecido como Asilo dos Inválidos, embora seu nome oficial fosse, Asilo de Mendicidade D. Pedro II.
Em 1906, começava a ser construído o prédio que permanece até hoje, com projeto e arquitetura de Francisco de Paula Ramos de Azevedo, inaugurado em 2 de julho de 1911, com a presença de diversas autoridades, destacando o então presidente do estado Manoel José de Albuquerque Lins. 
Em 1893 é inaugurada a estação do Tramway da Cantareira.
Em 1904, foi inaugurado o Hospital dos Morféticos, (Rua Michel Ouchana, 94), com a finalidade de cuidar de doentes que sofriam de lepra, e partir de 1932, o nome foi mudado para Hospital São Luiz Gonzaga, e passou a cuidar de doentes de tuberculose, nesse local também foram feitas as primeiras cirurgias cardíacas e realizado o Primeiro Congresso Brasileiro de Tuberculose.
Em 1934, grandes glebas de terra foram loteadas pelos Irmãos Mazzei, tornando a área um típico bairro paulistano de classe média.
Companhia Cinematográfica Maristela, inaugurada em 1949 no final da  Rua Francisco Rodrigues, a poucas quadras da estação e ali foram rodados filmes com MazzaropiProcópio FerreiraAdoniran Barbosa e Regina Duarte
Em 1949, Max Lowenstein  construiu uma fábrica arrojada para a época,  para a transferência da Aliança Metalúrgica para produzir  ferragens (fechaduras, guarnições, fechos etc.)na Rua Freire Bastos esquina com Av, Luiz Stamatis.
Em 1965, o bairro tornou-se ainda mais conhecido e foi imortalizado em todo o Brasil pela música Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, em que o compositor fazia referência ao trem que usava para ir as filmagens e ligava o centro da cidade a Cidade de Guarulhos, principal meio de transporte do bairro, permaneceu em atividade entre 1893 e 1965.
Indústria de tijolos Aremina que ficava próxima aos estúdios cinematográfico e retirava argila para sua produção.
Museu Memória do Jaçanã, (Rua São Luiz Gonzaga, 156)fundado em dezembro de 1983, por Sílvio Bittencourt, com a presença de dona Matilde de Lourdes Rubinato, esposa de Adoniran Barbosa, que reune histórias, fotos, jornais, livros e outros objetos da história do distrito.
O Distrito tem uma população de 94.609 habitantes (sendo 51,7% mulheres) e uma área total de 7,8 Km².(IBGE2010)
fonte: wikipedia
fotos: Ademilar Cidades Brasil  santacasasp.org Servidores JT  tempodebola. SP In Foco
Adoniran Barbosa


Hospital Geriátrico D. Pedro II 

Local da antiga Estação

Museu Memória do Jaçanã,


Demônios da Garoa.


Aliança Metalúrgica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário