Jaçanã
Uroguapira assim era conhecido ate 1870, porque se imaginava que haveria ouro por aquelas paragens, e esse e o primeiro registro que se tem do distrito, mas tudo não passou de um boato, mas iniciou a formação do local que ficou a partir dessa data conhecido como Sitio Guapira nome dado pelos índios que habitavam a região da Serra da Cantareira.
Em 1º de junho de 1930, o bairro recebeu o nome atual, devido à grande quantidade de aves da espécie jaçanã.
Em 1874, os primeiros leitos do Hospital Geriátrico D. Pedro II (Av. Guapira, 2.674) foram instalados para atender a mendigos e idosos, na época, o hospital era conhecido como Asilo dos Inválidos, embora seu nome oficial fosse, Asilo de Mendicidade D. Pedro II.
Em 1906, começava a ser construído o prédio que permanece até hoje, com projeto e arquitetura de Francisco de Paula Ramos de Azevedo, inaugurado em 2 de julho de 1911, com a presença de diversas autoridades, destacando o então presidente do estado Manoel José de Albuquerque Lins.
Em 1893 é inaugurada a estação do Tramway da Cantareira.
Em 1904, foi inaugurado o Hospital dos Morféticos, (Rua Michel Ouchana, 94), com a finalidade de cuidar de doentes que sofriam de lepra, e partir de 1932, o nome foi mudado para Hospital São Luiz Gonzaga, e passou a cuidar de doentes de tuberculose, nesse local também foram feitas as primeiras cirurgias cardíacas e realizado o Primeiro Congresso Brasileiro de Tuberculose.
Em 1934, grandes glebas de terra foram loteadas pelos Irmãos Mazzei, tornando a área um típico bairro paulistano de classe média.
Companhia Cinematográfica Maristela, inaugurada em 1949 no final da Rua Francisco Rodrigues, a poucas quadras da estação e ali foram rodados filmes com Mazzaropi, Procópio Ferreira, Adoniran Barbosa e Regina Duarte.
Em 1949, Max Lowenstein construiu uma fábrica arrojada para a época, para a transferência da Aliança Metalúrgica para produzir ferragens (fechaduras, guarnições, fechos etc.)na Rua Freire Bastos esquina com Av, Luiz Stamatis.
Em 1965, o bairro tornou-se ainda mais conhecido e foi imortalizado em todo o Brasil pela música Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, em que o compositor fazia referência ao trem que usava para ir as filmagens e ligava o centro da cidade a Cidade de Guarulhos, principal meio de transporte do bairro, permaneceu em atividade entre 1893 e 1965.
Indústria de tijolos Aremina que ficava próxima aos estúdios cinematográfico e retirava argila para sua produção.
Museu Memória do Jaçanã, (Rua São Luiz Gonzaga, 156)fundado em dezembro de 1983, por Sílvio Bittencourt, com a presença de dona Matilde de Lourdes Rubinato, esposa de Adoniran Barbosa, que reune histórias, fotos, jornais, livros e outros objetos da história do distrito.
O Distrito tem uma população de 94.609 habitantes (sendo 51,7% mulheres) e uma área total de 7,8 Km².(IBGE2010)
fonte: wikipedia
fonte: wikipedia
fotos: Ademilar Cidades Brasil santacasasp.org Servidores JT tempodebola. SP In Foco
Adoniran Barbosa |
Hospital Geriátrico D. Pedro II |
Local da antiga Estação |
Museu Memória do Jaçanã, |
Demônios da Garoa. |
Aliança Metalúrgica. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário