domingo, 13 de novembro de 2016

Asilo de Mendicidade D. Pedro II.
Av. Guapira, 2.674 Jaçanã
No ano de 1885 já funcionava no prédio da Rua da Glória, junto ao hospital da Santa Casa de São Paulo, o Asilo de Mendicidade D. Pedro II, 1904 surge a ideia de transferir para um lugar com mais espaço e fora do centro de São Paulo e como a Sta Casa ja dispunha de terreno no Guapira(hoje Jaçanã) encomendou u projeto ao arquiteto Ramos de Azevedo para construção do Asilo dos Inválidos, inaugurado em 2 de julho de 1911, transformado no Hospital Geriátrico e de Convalescentes D. Pedro II é referência para tratamento da doença de Alzheimer desde 2003.
Hoje, aos 105 anos, o Hospital Geriátrico possui 303 leitos e também e realizado trabalho de recreação, que permitem a ocupação do tempo ocioso dos pacientes com ações de sociabilidade e interação, refletindo diretamente na melhora da qualidade de vida.
Quando adolescente com minha irmã e alguns amigos tínhamos um grupo que fazia visitas todos os finais de semana e feriados, levávamos jornais e revistas e fazíamos leitura para os que não sabiam ou não conseguiam ler.
fonte: site da stacasasp

3 comentários:

  1. De quem é a estátua de guarda-chuvas?

    ResponderExcluir
  2. Desde quando era adolescente, que me faço essa pergunta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Essa foi o primeiro interno, se não falhe a minha mente o nome dele é Pierrot!(deve ser assim a escrita :-) )

      Excluir